Visita monitorada, na capital paulista, mostra como funciona a Justiça Federal da 3.ª Região
O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), juntamente com a Justiça Federal em São Paulo, recebeu 33 visitantes, no dia 9 de abril, no projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã". Na ocasião, 29 alunos e três professores do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, localizada na cidade de Jacareí/SP, além de um cidadão inscrito pelo site do Tribunal, foram recepcionados nas unidades judiciárias.
O projeto, organizado pela Ouvidoria-Geral do TRF3, promove visitas monitoradas na Seção Judiciária de São Paulo e no TRF3. A finalidade é apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região, que atende os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Os visitantes foram no Fórum Criminal de São Paulo, onde ouviram explicações sobre os tipos de crimes julgados na Justiça Federal e a tramitação processual. Em seguida, assistiram a uma audiência de instrução e julgamento criminal presidida pela Juíza Federal Louise Vilela, da 8.ª Vara Criminal. A magistrada esclareceu também sobre as competências e especificidades da área federal criminal e as diferenças em relação à Justiça Estadual.
A aluna Kemillyn Lohana Soares do Prado, do 3.º semestre do curso de Direito, disse que a visita foi oportunidade única.
“Pretendo seguir a carreira da magistratura e queria conhecer a estrutura da Justiça, para ver qual a área de maior afinidade. Gostei bastante, principalmente da maneira como a juíza conduziu a audiência e no trato com os advogados”, elogiou.
TRF3
A segunda etapa da vista aconteceu no Plenário do TRF3. Os visitantes foram encaminhados para assistir a vídeos institucionais sobre a estrutura e o funcionamento do Tribunal, atuação do Juizado Especial Federal, casos históricos e interessantes, sessão de julgamento de Turma, além da carreira do servidor público.
Para a professora Letícia Silvério, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Jacareí, o projeto é enriquecedor.
“Nós viemos ao Tribunal para ver como são as rotinas e atividades prestadas à população. Os nossos alunos tiveram a noção da importância que isso terá na vida profissional de cada um. A visita agregou mais conhecimento, mostrou a situação prática do que eles aprenderam na sala”, exaltou.
Na sequência, a Juíza Federal Leila Paiva realizou um bate-papo com os estudantes sobre a carreira de magistrado e sobre assuntos relativos à Justiça Federal de primeiro e segundo graus. Ela estimulou os visitantes a acreditarem nos seus sonhos. “Esse projeto é brilhante e proporciona o acesso dos estudantes e cidadãos à Justiça”, ressaltou.
Ela também destacou que é necessário disciplina e organização de estudo para poder prestar o concurso de juiz. “Quando começamos a gostar de determinada matéria, começamos a gostar da carreira. Tenho 23 anos de magistratura e estou satisfeita e realizada profissionalmente”, concluiu.
O graduando Denilson da Silva Jacinto, do 3.º semestre do curso, agradeceu a atenção prestada pelos magistrados e servidores durante a visita. Para ele, a visita ampliou seu conhecimento sobre o TRF3 e a Justiça Federal.
“Estou admirado por saber como é a casa. Sonho, em um dia, fazer parte da Justiça Federal. A visita esclareceu bastante as competências e como as unidades e setores trabalham unidos na busca da melhor prestação judicial”, salientou.
No final, os visitantes receberam um certificado de participação com a carga horária destinada às atividades.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
Os interessados em participar do projeto podem acessar o link “Agende uma Visita", no site do TRF3 ou clicando aqui.
Fotos: ACOM/TRF3 |
![]() |
Estudantes e professores do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Jacareí/SP participam do Projeto TRF3 de Portas Abertas |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 3109 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br