Versão eletrônica referente a abril/junho de 2019 tem acesso gratuito
O Gabinete da Revista, dirigido pelo Desembargador Federal André Nekatschalow, disponibilizou a edição número 141 da Revista do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), referente aos meses de abril a junho de 2019. A publicação pode ser acessada no site do Tribunal de forma livre e gratuita.
Nesta edição, além da divulgação da jurisprudência da Corte, foram publicados diversos artigos doutrinários. Um deles é “Políticas Públicas Para Mulheres: pela Obtenção de Igualdade Plena de Mulheres e Homens”, de autoria da Promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos.
A publicação também traz o artigo “O Frete de Uniformização de Preços de Álcool Não é Isenção Fiscal”, escrito pelos advogados Leonardo de Medeiros Fernandes e Rodrigo Tomiello Silva.
Já “Contrato Social Como Ideia Regulatória: A Evolução de Um Conceito Jurídico” é de autoria do Juiz Federal João Felipe Menezes Lopes.
Há ainda “A Questão da Mulher: Muito Além do Direito”, da servidora Juliana Paula Magalhães, Doutoranda e Mestra em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
O último artigo “O Direito de Superfície na Alemanha e o Seu Caráter Social”, foi escrito pelo Juiz Federal Leonardo Estevam de Assis Zanini.
A Revista
Lançada em 1990, como veículo oficial da jurisprudência do Tribunal, a publicação se destina à divulgação das decisões da Corte, bem como à disponibilização de artigos doutrinários.
Em quase 30 anos, a publicação passou por diversas transformações: da versão física até ser disponibilizada somente no formato digital, atualmente.
Na gestão do atual Diretor, Desembargador Federal André Nekatschalow, a Revista manteve a periodicidade trimestral e, em cumprimento às diretrizes da Presidência do Tribunal, possui apenas versão eletrônica, com acesso livre e gratuito a qualquer usuário.
A publicação é composta por três seções principais: artigos doutrinários, acórdãos selecionados do Tribunal e sentenças da Justiça Federal da 3.ª Região.
Havendo interesse, por parte dos Desembargadores e Juízes Federais da 3.ª Região, na publicação de artigos doutrinários ou de decisões de julgamentos recentes, os textos podem ser enviados para o endereço eletrônico revista@trf3.jus.br.
Os demais magistrados, promotores, advogados e estudiosos do Direito também podem remeter para apreciação artigos doutrinários abordando matérias afetas à Justiça Federal para o mesmo endereço eletrônico.
![]() |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1890 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br