TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

13 / setembro / 2019
ESTUDANTES PARTICIPAM DO PROJETO “TRF3 DE PORTAS ABERTAS: PARA UMA VISÃO CIDADÔ

 Visita monitorada, em São Paulo/SP, mostrou o funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), em conjunto com a Justiça Federal de São Paulo, recebeu, na terça-feira, 10/09, 11 estudantes de Direito e um de Jornalismo de diversas instituições de ensino, que se inscreveram pelo site do Tribunal, para participar do “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.

O projeto, coordenado pela Ouvidoria-Geral, é uma visita monitorada, com o objetivo de disseminar informações acerca da estrutura e do funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região, que atende os Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

Fórum Criminal

Inicialmente, os estudantes conheceram o Fórum Criminal de São Paulo. Responsável pela introdução à visitação, o Diretor de Secretaria Cleber José Guimarães, da 8.ª Vara Federal Criminal, falou das rotinas da vara, além de relembrar os principais fundamentos do Direito, citandos exemplos práticos.

O estudante Canuto Ribeiro Moraes Júnior, que está no 1.º ano, nas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG) soube do projeto por meio da indicação de um amigo e se inscreveu. “Sempre tive interesse em conhecer o órgão, o funcionamento, os processos e saber como é o dia a dia da Justiça Federal”, disse.

A aluna Amanda Cristina Borges Macedo de Araújo, representante da turma do 3.º semestre de Direito nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), teve conhecimento do projeto “Portas Abertas” pelo site do TRF3 e se interessou em participar da visita.

“Tenho o desejo de trabalhar no Poder Judiciário e quero levar essa experiência da visita aos meus colegas para que também participem do projeto”, ressaltou.

Na sequência, os visitantes acompanharam uma audiência de instrução criminal com oitiva de testemunhas, presidida pela Juíza Federal Barbara de Lima Iseppi, da 4.ª Vara Criminal.

Logo no início, a Magistrada explicou a dinâmica da audiência. O caso julgado foi sonegação de tributos federais e apropriação previdenciária.

De acordo com a Juíza, o projeto “Portas Abertas” é uma forma de aproximação com a sociedade, já que o Judiciário, geralmente, é visto como um Poder distante.

Para a estudante Angélica Pinheiros de Freitas, que cursa o 1.° ano, nas Faculdades integradas de Guarulhos (FIG), a visita foi motivadora e reforçou seu sonho de trabalhar no Tribunal. “Ver o funcionamento da audiência, as testemunhas, o trabalho do promotor, é esclarecedor e encantador’’, afirmou.

No Tribunal

Na segunda etapa, os estudantes foram direcionados ao TRF3. No Plenário, houve a exibição de vídeos institucionais, entre eles, de uma sessão de julgamento realizada por uma das Turmas e outro sobre a função e a estrutura do Tribunal.

Coube ao servidor Douglas de Almeida Cedro finalizar a programação da visita com uma palestra, em que relatou as rotinas da profissão e destacou a inovação e praticidade trazidas pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe). Cedro acredita que o projeto é uma oportunidade para mostrar como é a realidade do Judiciário.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região, é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Toda pessoa interessada pode participar. Para isso, basta efetuar inscrição prévia pelo link “Agende uma Visita", no site do TRF3.
 

Fotos: ACOM/TRF3
Estudantes visitam o  Fórum Criminal de São Paulo e o TRF3

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1389 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br