Visita monitorada, em São Paulo/SP, mostrou o funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região
O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), em conjunto com a Justiça Federal de São Paulo, recebeu, no dia 24/9, um total de 28 estudantes de Direito de diversas instituições de ensino, dentre elas da Faculdade de Direito de Itu (FADITU) e da Faculdade de Roseira (FARO), para participar do “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.
O projeto, coordenado pela Ouvidoria-Geral do TRF3, é uma visita monitorada com o objetivo de disseminar informações acerca da estrutura e do funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região, que atende os Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Fórum Criminal
Para iniciar a programação, os estudantes foram direcionados ao Fórum Criminal de São Paulo. A Juíza Federal Andréia Silva Sarney Costa Moruzzi, da 1.ª Vara Criminal, recepcionou os visitantes, agradeceu a presença de todos e explicou brevemente a rotina da Vara. Em seguida, eles assistiram a uma audiência de instrução, presidida pela Magistrada, com interrogatório e oitiva de testemunhas de um crime de estelionato.
A estudante Rebecca Cardoso Ienke, que cursa o 2.º ano, na FADITU, contou que se interessou em participar da visita, pois quer exercer a carreira de promotora criminal.
A professora Paladia de Oliveira Romeiro da Silva, da FARO, trouxe a primeira turma de Direito que ingressou na instituição.
Segundo ela, a faculdade já planejava uma visita dos alunos ao TRF3, em virtude das atividades complementares obrigatórias. Então, surgiu o convite da Justiça Federal para que os estudantes pudessem participar do projeto. “Efetuamos o cadastro pelo site e mantivemos o contato com Ouvidoria-Geral, que nos atendeu muito bem”, comentou.
Para a estudante Laura Castro de Santana, que está no 1.º ano na FARO, a visita superou as expectativas e contribuiu para sua formação. “Achei o trabalho bem bacana. Com certeza, a experiência irá agregar na nossa carreira”, completou.
No TRF3
Na sequência da programação, os estudantes foram encaminhados ao TRF3. No Plenário, houve a exibição de vídeos institucionais, entre eles, de uma sessão de julgamento realizada por uma das Turmas e de outro sobre a função e a estrutura do Tribunal.
Desta vez, o encarregado por ministrar uma palestra foi o Juiz Federal Diogo Naves Mendonça, da 2.ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo, que abordou temas das carreiras do Poder Judiciário e preparação para concurso público. De acordo com o Juiz Federal, a visita é crucial para que os estudantes troquem experiências com os servidores e magistrados e vejam como é a realidade.
“O projeto é uma oportunidade para os alunos desmistificarem as concepções sobre o Poder Judiciário e permite que eles compreendam o funcionamento da Justiça brasileira”, explicou magistrado.
Segundo a estudante Eduarda de Castro Feital Ferreira, que cursa o 1.º ano na FARO, acompanhar a rotina dos funcionários, durante a visita, foi uma experiência única. “Eu adorei vivenciar esse momento e poder conhecer o trabalho de todos os servidores e magistrados”, disse.
Em clima de comemoração, o professor Emerson Alexandre Molina se organizou para trazer outra turma, para celebrar os 50 anos da FADITU, com a preocupação de que os alunos tivessem uma abordagem prática no curso.
“Ao propiciarmos atividades complementares fora da instituição de ensino, os alunos têm chance de estar perto da realidade do Judiciário, que vai além dos livros”, concluiu.
Para finalizar a visita, os estudantes conheceram o Gabinete da Desembargadora Consuelo Yoshida. No local, receberam informações sobre o dia a dia do setor.
Conhecendo a Justiça
O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.
Toda pessoa interessada pode participar. Para isso, basta efetuar inscrição prévia pelo link “Agende uma Visita", no site do TRF3.
Foto:ACOM/TRF3 |
![]() |
Estudantes de Direito de diversas instituições de ensino participaram do “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã” |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1366 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br