Visita monitorada, em São Paulo/SP, mostrou o funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região
O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), em conjunto com a Justiça Federal de São Paulo, recebeu, na terça-feira (22/10), 10 estudantes do curso Técnico em Serviços Jurídicos da Escola Técnica Jorge Street, de São Caetano do Sul/SP, e oito pessoas que se inscreveram pelo site do Tribunal para participar do projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”.
O projeto consiste em visita monitorada, coordenada pela Ouvidoria-Geral, com o objetivo de disseminar informações acerca da estrutura e do funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região, que atende os Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Fórum Criminal
No início da visita, os estudantes conheceram o Fórum Criminal da Justiça Federal. O Diretor da 10.ª Vara Federal Criminal, Carlos Eduardo Frota do Amaral Gurgel, e a servidora Fabiana Ferron Fortes Albuquerque recepcionaram os participantes e explicaram a rotina das varas, as competências e os processos julgados pela Justiça Federal.
Segundo o Diretor, o programa permite aos alunos compreender como os funcionários da Justiça atuam no dia a dia. “Esse contato com a população é importante para que haja a desmitificação em relação à função do Judiciário e do trabalho que exercemos”, salientou.
O Juiz Federal Silvio Luís Ferreira da Rocha, titular da 10.ª Vara Federal Criminal, interagiu com os alunos, a fim de identificar quais concepções eles têm sobre o Judiciário e tirar dúvidas. Além disso, o Magistrado enfatizou as condutas esperadas nos profissionais que atuam na Justiça e a repercussão social das decisões tomadas nos processos.
Após o bate-papo, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a 10.ª Vara Federal Criminal, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro.
Em seguida, os alunos presenciaram uma audiência da 1.ª Vara Federal Criminal, presidida pela Juíza Federal Andréia Silva Sarney Costa Moruzzi, que consistiu na oitiva de testemunhas num processo sobre uso de documento falso em uma rodovia federal.
No TRF3
Na sequência, os estudantes foram ao Plenário do TRF3, onde houve a exibição de vídeos institucionais: uma sessão de julgamento realizada por uma das Turmas e outro sobre a função e a estrutura do Tribunal.
O professor Waldir Gomes Magalhães já trouxe diversas turmas para a visita monitorada e acredita que a prática traz um resultado satisfatório. “Os alunos saem daqui maravilhados. A palestra, o bate-papo. Eles têm uma visão melhor sobre as carreiras jurídicas, como a de juiz, promotor e advogado”, completou.
O estudante Samuel Nakahara contou que a visita foi prazerosa e contribuiu ainda mais para seu aprendizado. “Aqui nós conseguimos ter uma percepção sobre a aplicação das leis e ver, na prática, o conteúdo aprendido em sala de aula”, disse.
O responsável por encerrar a programação foi o servidor Denis Renato dos Santos Cruz, que falou sobre as diferenças entre a Justiça Federal e a Estadual, contou alguns casos históricos e falou sobre a carreira de magistrados e servidores aos estudantes.
Conhecendo a Justiça
O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região, é aberto ao público e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.
Toda pessoa interessada pode participar. Para isso, basta efetuar inscrição prévia pelo link “Agende uma Visita", no site do TRF3.
Fotos: ACOM/TRF3 |
![]() |
Sala de audiências do Fórum Federal Criminal |
Juiz Federal Silvio Luís Ferreira da Rocha apresenta o Processo Judicial Eletrônico |
Visitantes conhecem a 10.ª Vara Federal Criminal |
Professor Waldir Gomes Magalhães, à esqueda, ao lado do aluno Samuel Nakahara |
![]() |
Encerramento da visita no Plenário do TRF3 com a palestra do servidor Denis Renato dos Santos Cruz |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1728 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br