PJe, instalações e atendimento aos cidadãos foram bem avaliados
A Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região divulgou o primeiro Relatório a partir da Pesquisa de Avaliação de Serviço do Poder Judiciário, que mostra satisfação, ou não, dos usuários do serviço público federal. Com relação ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), às instalações e ao atendimento geral aos cidadãos, os usuários avaliaram positivamente.
A maioria das pessoas que responderam à pesquisa considerou “Ótimo” e “Bom” os três itens do questionário sobre o PJe: suporte técnico (55%), facilidade de uso (65%), e disponibilidade do novo sistema (73%).
As instalações físicas dos prédios em geral receberam aproximadamente 60% de aprovação.
De outro lado, merece atenção o tempo de tramitação processual geral, quesito que obteve mais de 70% de avaliação insatisfatória.
Já o Sistema Processual dos Juizados Especiais Federais obteve aproximadamente 30% de conceitos “Bom” e “Ótimo”, contra 22% de apreciação desfavorável.
Observa-se que das 528 pessoas que responderam aos questionários neste primeiro semestre de implementação, a parte (autor ou réu) foi responsável por 50% dos respondentes. O restante foi dividido entre advogados, procuradores, servidores e outros.
O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região foi o órgão que recebeu o maior número de avaliações. Dos respondentes, 55,68% avaliaram serviços do TRF3; 35,98%, da Seção Judiciária de São Paulo; e 8,33%, a de Mato Grosso do Sul.
É a primeira vez que um Relatório é extraído a partir da Pesquisa de Avaliação do Serviço Público Federal, sendo possível avaliar, com precisão, o tipo de reclamação e de elogio por parte do usuário desse serviço. Isto permitirá o aprimoramento dos órgãos avaliados já a partir do Relatório, porquanto a eles encaminhado.
Pesquisa na internet
Implantada em julho de 2019, a pesquisa está disponível na página inicial do site do Tribunal na internet em “Avalie o Poder Judiciário da 3.ª Região”.
Com relatórios semestrais, o objetivo é buscar resultados que promovam o aumento da satisfação em relação aos serviços prestados pela Justiça Federal nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Com perguntas sobre atendimento, serviços, instalações físicas e sistemas eletrônicos, o formulário permite que a pesquisa seja respondida rapidamente, pois direciona o usuário para avaliar diretamente o setor no qual foi atendido. Não há necessidade de responder a todas as questões.
A Pesquisa de Avaliação do Serviço do Poder Judiciário foi desenvolvida pela equipe da Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica (ADEG), sob a coordenação da Ouvidoria-Geral, com o apoio da Presidência do TRF3, conforme a Instrução a Normativa n.º 4.416.086/2019. A pesquisa atende à Lei n.º 13.460/2017 (Lei de Proteção ao Usuário do Serviço Público). Por sua vez, o Relatório é iniciativa da Ouvidoria-Geral que parte da Pesquisa recém-criada.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1290 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br