Ferramenta auxilia na proposição de ação por quem teve o auxílio emergencial indeferido na esfera administrativa
O Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Campinas disponibilizou o serviço de atendimento por chatbot via WhatsApp para os jurisdicionados da região. O sistema é similar a um atendente virtual e utiliza um aplicativo de respostas automáticas por meio da rede social de mensagens instantâneas. É destinado ao usuário, partes de um processo e advogados. Entre as questões abordadas, há orientações específicas para aqueles que tiveram auxílio emergencial negado e desejam acionar a Justiça.
Em meio ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, o objetivo do chatbot é oferecer respostas diretas e rápidas às dúvidas mais frequentes dos cidadãos ao procurarem o Juizado, sem a necessidade de ligações telefônicas ou deslocamentos. O serviço está disponível 24 horas pelo número (19) 3734-7027.
O chatbot instrui o usuário ao autoatendimento, com orientações sobre as seguintes questões: como ingressar com ação; lista de documentos necessários e como enviar; dúvidas sobre intimações; como consultar e se manifestar em processos. As respostas incluem links diretos a sistemas, manuais e tutoriais, conforme a situação.
Em casos específicos, ou quando não há resposta cadastrada no chatbot, são indicados os e-mails e telefones de contato para o atendimento com servidores.
O JEF em Campinas faz parte da 5ª Subseção da Justiça Federal no Estado de São Paulo com competência sobre as cidades de Capivari, Elias Fausto, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Mombuca, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Rafard, Santo Antônio da Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
A unidade também realiza atendimento pelo e-mail juizado.jefcampinas@gmail.com.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 5054 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br