Evento ocorre a partir do dia 1º de março
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG) e a Comissão de Equidade de Gênero do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizam, de 1º a 4 de março, das 11 às 12 horas, o evento “Masculidades em Debate”. As palestras são gratuitas, abertas ao público e com transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams e pelo canal da EMAG no YouTube.
Para a diretora da EMAG e presidente da Comissão de Equidade de Gênero, desembargadora federal Therezinha Cazerta, trazer esse debate ao Judiciário é muito apropriado e necessário. “É um tema de extrema relevância, que atravessa toda a sociedade, nas suas variadas relações interpessoais, afetando-as das mais diversas formas”, ressalta.
Membro da Comissão da Equidade de Gênero e um dos coordenadores do evento, o analista judiciário Rafael Rios afirma que as masculinidades devem ser debatidas em todos ambientes. “A construção social, política e cultural do que se entende como ‘ser homem’ afeta todas as nossas relações, majoritariamente de forma prejudicial contra as mulheres, a comunidade LGBTI+, os outros homens e o próprio homem”, salienta.
Para participar, é necessário efetuar inscrição pelo site www.trf3.jus.br/semag/, utilizando o navegador Mozilla Firefox. Os inscritos receberão e-mail com instruções de acesso na véspera do evento e deverão registrar presença em formulário a ser disponibilizado durante a transmissão. Será conferido certificado aos que atingirem a frequência mínima de 75% da carga horária.
Confira a programação:
Dia 1ª/3: “Por que falar sobre masculinidades?”
Mediadora: Letícia Dea Banks Ferreira Lopes – juíza federal e membro da Comissão de Equidade de Gênero
Palestrantes: Fábio Sousa – psicoterapeuta e criador do coletivo Ressignificando Masculinidades; Pedro de Figueiredo – empreendedor social, publicitário e idealizador do MEMOH
Dia 2/3: “Masculinidades no plural”
Mediadora: Marcia Pannunzio – analista judiciário e membro da Comissão de Equidade de Gênero
Palestrantes: Fábio Mariano – professor da PUC-SP e pesquisador do Grupo Inanna – Teorias de Gênero, Sexualidades e Diferenças; Pedro Pires – transmasculino, psicólogo, educador popular e idealizador do espaço “Cuide-Ser Psicologia”
Dia 3/3: “O papel do homem na equidade de gênero”
Mediador: Rafael Rios – analista judiciário e membro da Comissão de Equidade de Gênero
Palestrantes: Isabela Del Monde – jurista, coordenadora do Me Too Brasil e Fundadora da Gema Consultoria em Equidade; Cláudio Serva – fundador do Prazerele, uma iniciativa que tem a missão de apoiar homens na construção de masculinidades saudáveis através da sexualidade positiva
Dia 4/3: “Grupos reflexivos de gênero”
Mediador: Ricardo Mendonça Cardoso – juiz federal e membro da Comissão de Equidade de Gênero
Palestrantes: Isabela Venturoza – antropóloga, integrante do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (UNICAMP) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (USP). Colaboradora da ONG Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, onde co-coordena o Núcleo de Masculinidades (NUM) e facilita grupos reflexivos com homens denunciados por crimes de violência contra a mulher; Sergio Barbosa – professor de Filosofia, gestor do projeto Tempo de Despertar e cofundador da campanha do Laço Branco
![]() |
![]() ![]() |
![]() ![]() |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
www.twitter.com/trf3_oficial
www.instagram.com/trf3_oficial

Esta notícia foi visualizada 1650 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br