Encontro entre desembargadores e juízes federais ocorre na próxima segunda-feira (4/10)
Representantes dos cinco Tribunais Regionais Federais se reúnem, na próxima segunda-feira (4/10), às 14 horas, por videoconferência, para a primeira reunião da magistratura federal sobre subtração internacional de crianças. O objetivo do encontro é estreitar os laços entre o Grupo de juízes de enlace, constituído em maio deste ano pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Fux, e os magistrados que atuam diretamente com o tema da subtração parental de menores e zelam pelo cumprimento da Convenção de Haia de 1980.
A reunião será conduzida pelo vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, coordenador do grupo brasileiro de juízes de enlace.
A desembargadora federal Inês Virgínia Prado Soares (TRF3), integrante do grupo juízes de enlace, e os juízes federais Dalton Igor Kita Conrado (JFMS) e Marco Aurélio Castrianni (JFSP) irão representar a Justiça Federal da 3ª Região. Também estarão presentes os desembargadores federais Daniele Maranhão (TRF-1), Theophilo Antonio Miguel Filho (TRF2), Fernando Quadros (TRF-4) e Rogério de Menezes Fialho Moreira (TRF-5).
Os juízes de enlace integrantes da Rede Internacional de Juízes da Haia são nomeados pelas 78 nações signatárias da convenção para agilizar a tramitação dos atos judiciais relativos ao tratado em seus respectivos países.
A Convenção da Haia foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 25 de outubro de 1980, e ratificada através do Decreto nº 3.413/2000, de 14 de abril de 2000. O documento trata dos aspectos civis da subtração internacional de menores e prevê um sistema de cooperação internacional para o combate ao sequestro parental e para a rápida restituição da criança ao país de residência habitual.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Com informações da Ascom do TRF2
Esta notícia foi visualizada 2309 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br