Setor já atendeu mais de 4 mil jurisdicionados desde o começo da pandemia
A Central de Conciliação da Justiça Federal em São Paulo (Cecon/SP) realizou 53 atendimentos, pelo aplicativo WhatsApp, nos três primeiros dias da XVI edição da Semana Nacional da Conciliação. Pelo serviço, cidadãos podem esclarecer dúvidas sobre andamento de processos, ingresso de ações na Justiça Federal, custas judiciais, emissão de certidões, agendamento de audiências de conciliação, entre outros.
Em 2020, com o início do trabalho remoto em decorrência das medidas protetivas em função da pandemia do novo coronavírus, a Seção de Cidadania da Cecon/SP registrou aumento na procura por informações. Do dia 20 de março até o final de dezembro, foram realizados 2.580 atendimentos, sendo 1.744 pelo whatsapp, 302 por telefone e 534 e-mails respondidos.
Já entre os meses de janeiro a outubro de 2021, do total de 1.462 atendimentos, 1.021 ocorreram pelo whatsapp, 213 por telefone e 228 por e-mail.
Coordenador da Cecon/SP, o juiz federal Bruno Takahashi destaca que no início da pandemia o setor ampliou os canais de comunicação não presenciais para prestação de serviço ao cidadão. Segundo o magistrado, a Central passou a atender aos pedidos de informações também pelo whatsapp.
“O trabalho é de suma importância, pois, em um conceito ampliado de acesso à justiça, também devemos informar os cidadãos quanto aos seus direitos”, frisa.
Takahashi acrescenta que durante a pandemia, surgiram novas dúvidas por parte dos jurisdicionados, como, por exemplo, em relação ao auxílio emergencial.
“A ampliação do atendimento à cidadania contribuiu para esclarecer tanto essas novas dúvidas como em relação a matérias que já eram comuns à Justiça Federal, como benefícios previdenciários ou empréstimos com a Caixa Econômica Federal”, complementa.
Com a edição da Portaria Conjunta Pres/Core N°24/2021, o setor voltou a atender presencialmente na praça da República República, 299, 2º andar.
Os canais de contato da Seção de Cidadania da Cecon/SP são o telefone 3225-8613, Whatsapp (011) 9 9259-2057, e o e-mail ADMSP-SCID@trf3.jus.br.
Acesse aqui os endereços do Gabinete da Conciliação e das centrais de conciliação da Justiça Federal da 3ª Região.
XVI Semana Nacional da Conciliação
A Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006. A campanha é um esforço concentrado do Poder Judiciário para a solução de conflitos judiciais de maneira harmoniosa. Neste ano, o evento quer incentivar as execuções fiscais e não fiscais e tem como tema “Conciliação: mais tempo para você”.
Na Justiça Federal da 3ª Região, as audiências serão realizadas de maneira virtual por meio das plataformas Microsoft Teams, Cisco Webex e WhatsApp, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
O objetivo da Semana Nacional da Conciliação é demonstrar ao cidadão como ele pode aproveitar melhor o tempo ao optar pelo método de autorresolução de conflitos, que oferece praticidade e rapidez para as partes, bem como maior eficiência para a estrutura judiciária.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Esta notícia foi visualizada 978 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br