TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

22 / março / 2022
Em recepção aos calouros da USP, presidente do TRF3 destaca que juiz deve conhecer a realidade da sua comunidade

Vídeo do evento está disponível no canal da Emag no YouTube

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos, participou, na última sexta-feira, 18 de março, da XXIV Semana de Recepção aos Calouros da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

A magistrada realizou, ao lado da juíza federal Márcia Hoffman do Amaral e Silva Turri, a palestra virtual "Para ser um bom juiz, basta ser aprovado no concurso público?". A atividade de recepção aos alunos foi transmitida pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG) no YouTube.

Para a presidente do TRF3, o magistrado deve ser um observador atento da realidade da sua comunidade. “Já pegaram um ônibus, um metrô, para conhecer as pessoas? O profissional do Direito precisa descer do pedestal para atender o outro”. Ela recomendou aos estudantes que tenham cuidado para não se contaminar por um ambiente, muitas vezes, permeado por vaidade e arrogância. "O juiz é antes de tudo um servidor público. Temos que servir a sociedade”, concluiu.

A magistrada contou que ficou muito satisfeita com a realização do 1º Pop Jud Rua Sampa, mutirão coordenado pelo TRF3 para atendimento a pessoas em situação de rua. Ela destacou a atuação dedicada de juízes e desembargadores nos três dias do evento, que atendeu mais de 8 mil pessoas. Por fim, ressaltou aos alunos que um bom profissional nunca deve parar de estudar.

A juíza federal Márcia Hoffman do Amaral e Silva Turri fez sua exposição em seguida e contou aos alunos que foi por meio dos estudos da Filosofia do Direito que se apaixonou pela área. Ela destacou que um juiz deve ser honesto, fomentar o inconformismo, repensar paradigmas e se dedicar, também, a estudar outros temas, como Filosofia, Sociologia e Psicologia, a fim de aprimorar sua visão crítica do mundo.

Integraram a mesa de honra, também, os professores Elza Boiteux e Paulo Lucon, da Faculdade de Direito da USP, coordenadores do evento e a diretora da Emag no Biênio 2020-2022, desembargadora federal Therezinha Cazerta.

Acessa a íntegra do evento.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

www.twitter.com/trf3_oficial 

www.instagram.com/trf3_oficial 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 986 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br