TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

20 / julho / 2022
Juizado Especial Federal itinerante em Coxim/MS começa na próxima segunda-feira 

Evento será realizado de 25 a 29 de julho para oferecer à população rural orientações jurídicas relacionadas à Previdência Social, emissão de documentos e assistência social  

A região de Coxim/MS recebe, na próxima segunda-feira (25/7), o projeto Juizado Especial Federal (JEF) itinerante, na Escola Municipal Antônio Torquato da Silva, situada no Polo Jauru, a 60 km da área urbana do município sul-mato-grossense. O evento será realizado até o dia 29 de julho, das 8h30 às 16h30, com retorno previsto para acontecer daqui um mês, entre os dias 22 e 26 de agosto. 

Durante esses períodos, um caminhão adaptado da Justiça Federal estará no local, com sala de audiência e estrutura necessária para prestar o atendimento da população por juízes e servidores. 

Em cinco dias de funcionamento, moradores locais terão acesso a orientações jurídicas relacionadas à Previdência Social, emissão do documento de identidade e atendimento com profissionais do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.  

Além disso, nesta edição, novas parcerias com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) irão ampliar os serviços oferecidos pelo JEF itinerante. Por exemplo, será possível realizar casamentos, divórcios, acordos de pensão alimentícia e ajuizar ações trabalhistas. 

O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Coxim, do Governo de Mato Grosso do Sul, do Ministério Público Federal, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e outras entidades, terá transporte gratuito oferecido à população pela prefeitura. 

A solenidade de abertura será realizada na segunda-feira, dia 25 de julho, às 15 horas (horário local), com a presença da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marisa Santos. 

O projeto 

O projeto do Juizado Especial Federal Itinerante visa atender a população mais carente que vive distante dos centros urbanos e tem dificuldade de locomoção. São duas visitas em cada local: na primeira etapa, são feitos os atendimentos primários, atermações, encaminhamentos etc; na segunda, retornam para proferir sentenças, realizar audiências e perícias quando for o caso. Uma fase não exclui a outra, ou seja, se o juiz possui elementos suficientes na primeira fase para sentenciar o processo, isso pode ser feito. 

Para ser atendido, é importante apresentar documento de identificação, comprovante de residência, documentos ou provas do direito alegado, como atestados, laudos, exames. Caso não tenha documento de identidade, será possível expedi-lo no local, com a certidão de nascimento ou casamento. 

Serviço 

Juizado Especial Federal itinerante em Coxim/MS 

Data: 25 a 29 de julho de 2022 

Horário: das 8h30 às 16h30 

Local: Escola Municipal Antônio Torquato da Silva, Polo Jauru, Coxim/MS 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais 

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin 

JFSP: Instagram, Facebook e Twitter 

JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1166 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br