Evento contou com a participação de magistrados e palestrantes internacionais
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) realizou, no dia 9/11, o curso “Sistema de precedentes com segurança jurídica: integração de toda a Justiça Federal e a perspectiva internacional”. Destinado a magistrados, servidores e público em geral, o evento foi concebido em parceria com a Escola de Direito da Alfa Educação e realizado na modalidade híbrida (presencial e on-line).
Diretor acadêmico da Emag, o desembargador federal Carlos Francisco afirmou, na abertura do evento: “Há um conjunto de fatores que têm desafiado tanto a permanência de direitos da forma como foram inicialmente construídos como também da confiança legítima em relação ao futuro”.
O primeiro palestrante foi o juiz federal Otávio Port que abordou o tema “Precedentes e visão unificadora: STF, STJ, Juizados Especiais e TNU”. “A ideia dos precedentes em sua origem está vinculada ao amadurecimento das melhores decisões judiciais para a sua construção”, avaliou.
O assunto seguinte foi desenvolvido por Enrique Jesus Martínez Pérez, professor doutor de Direito Internacional Público da Universidade de Valladolid (Espanha). Ele falou sobre precedente judicial e os sistemas regionais de direitos humanos.
A última palestra foi ministrada pelo professor doutor Andrea Pisaneschi, da Universidade de Siena (Itália), que discorreu sobre a “Inversión Internacional y Seguridad Jurídica”.
O curso contou com a moderação dos diretores da Escola de Direito da Alfa Educação, Thiago Matsushita e Lauro Ishikawa, e a presença da presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp), Marcelle Ragazoni Carvalho Ferreira.
Mesa do curso “Sistema de precedentes com segurança jurídica: integração de toda a Justiça Federal e a perspectiva internacional”
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter

Esta notícia foi visualizada 583 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br