Eventos propiciaram aperfeiçoamento profissional e humanístico para magistrados, servidores e público em geral
No primeiro período de gestão do biênio 2022-2024, iniciada em 9 de março de 2022, o atual corpo diretivo da Escola de Magistrados da 3ª Região (Emag), presidido pelo desembargador federal Nino Toldo, teve como princípio norteador promover ações educativas que atendessem às principais necessidades daqueles que exercem a atividade jurisdicional, a qual impõe constantes desafios.
Transmitindo e trocando saberes e experiências, a Emag cumpriu sua missão institucional, propiciando o aperfeiçoamento profissional e humanístico e o aperfeiçoamento não só de magistrados, mas também de servidores e do público externo interessado nos eventos promovidos pela Escola.
Após um longo período de trabalho remoto, imposto pela Covid-19, o ano de 2022 marcou o retorno dos eventos presenciais, com o VII Encontro de Juízes Federais das Turmas Recursais e dos Juizados Especiais Federais da 3.a Região: Perspectivas para o Futuro, realizado em 28 e 29 de abril, em parceria com o Centro de Estudos da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp).
Juíza federal Marcelle Ragazoni; desembargadores federais Fausto De Sanctis e Nino Toldo (diretor da Emag); professor Matthew Stephenson; e juiz federal Marcelo Cavali na palestra sobre desafios das instituições no combate à corrupção (Foto: Acom/TRF3)
Outros eventos realizados presencialmente foram o seminário Novos Desafios do Direito Previdenciário (transmitido por videoconferência às demais subseções), o Treinamento em Apreensão de Criptomoedas para Desembargadores e Juízes e o workshop Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação.
Uma iniciativa importante foi a realização de eventos híbridos – presenciais e na modalidade on-line, em princípio apenas por meio da plataforma Microsoft Teams e, posteriormente, por meio da plataforma Zoom, o que possibilitou contar com cabine de tradução e outras importantes ferramentas.
Professor da USP Renato de Mello Jorge Silveira e o diretor da Emag Nino Toldo (Foto: Acom/TRF3)
Na modalidade híbrida, contemplando as diversas áreas do Direito, foram realizados, entre outros, os cursos de Educação Continuada: Provas − Aspectos Teóricos e Práticos e Audiência de Custódia e Execução Penal – As Recentes Decisões do CNJ; o Seminário sobre Transação Tributária, o Seminário 20 Anos do Código Civil − Aspectos Controvertidos da Sucessão Legítima; os webinários: Criptoativos − Novos Desafios para o Direito Penal, Sistema Eleitoral Brasileiro e Mercado de Capitais − Diálogos entre o Direito Penal e o Administrativo Sancionador.
Juiz federal Eurico Maiolino, juíza federal Caroline Tauk e juíza federal Márcia Hoffmann no curso sobre LGPD
Visando ampliar seu corpo docente, a Emag ofereceu o curso Formação de Formadores – FOFO, Nível 1, Módulo 1: “Elementos da Atividade Docente no Contexto da Magistratura”. Com o intuito de oferecer um espaço para a reflexão humanística, foram programadas palestras sobre Cinema e Justiça, Redação Jurídica, Saúde Mental (ansiedade e depressão) e Qualidade de Vida. Por fim, uma série de palestras sobre migração para o Regime de Previdência Complementar.
Para essas ações formativas a Escola contou com a participação de especialistas em diversas áreas e magistrados que atuaram como coordenadores e formadores. Além da Ajufesp e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a Escola também teve a parceria de instituições como o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), o Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), a Fundação Arcadas e a Unialfa-Fadisp, entre outras.
Professora Rosa Nery e desembargador federal Nino Toldo no seminário sobre 20 anos do Código Civil (Foto: Acom/TRF3)
Todos os eventos, além de conteúdos elaborados por magistrados, professores e especialistas, estão disponibilizados no canal da Emag no YouTube, cujo número de seguidores vem crescendo progressivamente.
Em 2023, a Emag estará em novas instalações na Torre Sul do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Avenida Paulista, 1.842), para mais um ano certamente bastante produtivo, com ambientes destinados à realização de cursos, webinários, seminários e entrevistas.
Curso FOFO em junho de 2022 com as juízas federais Renata Lotufo (coordenadora) e Márcia Hoffmann (Foto: Acom/TRF3)
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 1169 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br