Diretor da Enfam abordou o papel do ensino judicial e das escolas de formação no aprimoramento de magistrados para a defesa do Estado Democrático de Direito
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) concluiu, no dia 3/3, o seminário “Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Estado de Direito”. A palestra de encerramento contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Mauro Campbell.
O tema abordado foi “O Papel das Escolas de Formação de Magistrados e o Estado Democrático de Direito”. A abertura do evento foi feita pelo diretor da Emag, desembargador federal Nino Toldo.
Ministro do STJ Mauro Campbell e o diretor da Emag, desembargador federal Nino Toldo
O ministro do STJ mencionou a relevância do assunto para que magistrados aprimorem o conteúdo técnico ao enfrentarem demandas sobre direitos constitucionais sagrados, como o da livre expressão.
Mauro Campbell afirmou que a relação das escolas de formação de magistrados com o Estado Democrático de Direito significa “debater o papel do Poder Judiciário na defesa dos direitos fundamentais e dos pilares da democracia brasileira”.
Diretor da Enfam discursa em palestra na Emag
Constituição Federal
O diretor da Enfam enfatizou as mudanças provocadas pela Constituição de 1988 na vida política e econômica do país. Transformações que se refletiram no judiciário, ao torná-lo um poder mais robusto capaz de enfrentar as questões impostas e reduzir as tensões sociais.
“O conjunto de direitos, valores e princípios constitucionalmente previstos são objeto de trabalho dos mais de 18 mil magistrados, que analisam e julgam casos que dependem de uma decisão judicial para que sejam garantidos”, finalizou.
Ao final do evento, foi exibido o vídeo institucional da Emag, em comemoração às novas instalações. Também foi divulgado, pela primeira vez, o novo vídeo institucional da Enfam.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 539 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br