Evento reuniu membros da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus)
Cerca de 200 pessoas, entre magistrados, bibliotecários e servidores dos tribunais, reuniram-se nos dias 16 e 17/3 no 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (1º Enabijud). A desembargadora federal Inês Virgínia, da Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), e a juíza federal Luciana Ortiz, da Quinta Turma Recursal de São Paulo, participaram do evento.
Estiveram presentes, ainda, servidores da Biblioteca da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R), que assessoram a Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus), coordenada pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo Carlos Alexandre Böttcher. Ele também é membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Desembargadora federal Inês Virgínia é debatedora em mesa redonda, com atuação on-line (Foto: Nubi/JFSP)
Realizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em conjunto com os Tribunais Superiores, o encontro reuniu membros da Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (Bibliomemojus), criada a partir da experiência da rede Memojus Brasil, que congrega profissionais das áreas de arquivos, museus e bibliotecas do Poder Judiciário e de outros órgãos públicos.
A Rede Bibliomemojus tem por objetivos principais: a) fomentar a interlocução e a colaboração entre profissionais de bibliotecas judiciárias de todo o país; b) incentivar a cooperação integrada entre as mesmas bibliotecas; c) ampliar o acesso à informação jurídica; d) fomentar a cultura da inovação e o aprimoramento da qualidade do atendimento e do tratamento dos acervos; e) preservar, valorizar e difundir a memória do Poder Judiciário.
A desembargadora federal Inês Virgínia foi debatedora, com participação on-line, em mesa redonda sobre “Coleções especiais e a preservação de memória em biblioteca”, em que foi expositora a doutora em Ciência da Informação Mariana Giubertti Guedes Greenhalgh, no dia 17/3.
Já a juíza federal Luciana Ortiz proferiu palestra sobre “A colaboração entre Laboratório de Inovação e Biblioteca” no mesmo dia.
Juíza federal Luciana Ortiz (Foto: Nubi/JFSP)
Pela JF3R também estiveram presentes a supervisora da Seção de Biblioteca do TRF3 Luciana Napoleone, que coordena o Grupo de Trabalho 2 Memória e Patrimônio Bibliográfico; o coordenador da Biblioteca JF3R e diretor do Núcleo de Biblioteca da Seção Judiciária de São Paulo (Nubi), Luiz Guilherme Martins, responsável pelo Grupo de Trabalho de Inovação da Rede Bibliomemojus e as bibliotecárias Rosemeire Costa, Sinara Maria Reis Chaves e Sofia Saheki Skulski.
Participação da 3ª Região
A Biblioteca JF3R teve importante participação no evento, organizando palestras, convidando participantes das áreas de memória e inovação e definindo temas abordados durante o encontro organizado principalmente pela bibliotecária Marília de Mello, responsável pelo Grupo de Trabalho de Capacitação da Bibliomemojus, do TRF1.
Foi evidenciado, durante as palestras, que a Biblioteca JF3R e seus servidores participam ativamente das atividades do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab) e da Equipe de Gestão de Dados, com cinco laboratoristas. Semanalmente, o grupo faz a prospecção sobre inovação, distribuída para diversas instituições públicas e privadas, além de já ter atuado em oficinas com outros tribunais como nos Laboratórios de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods).
A programação do encontro contemplou quatro eixos: Gestão, Biblioteca Digital, Memória e Agenda 2030 e Inovação.
A Biblioteca JF3R ainda desenvolveu painéis em Business Intelligence (B.I.) com os dados coletados do Diagnóstico da Bibliomemojus.
Foram dois dias de palestras com autoridades nacionais e internacionais, visitas técnicas às bibliotecas da Câmara Federal, Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STF) e foi definido que o evento ocorrerá, a partir de 2024, bianualmente nos anos pares.
O evento foi organizado TRF1 em parceria com a Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e realizado no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe), em Brasília.
Participantes do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (Foto: TRF1)
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRF1
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
Esta notícia foi visualizada 1124 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br