Publicação traz orientações para acolhimento e dicas práticas para promoção dos direitos
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, nesta quarta-feira, 26/4, o Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com orientações para acolhimento e dicas práticas para promoção dos direitos das pessoas com o transtorno.
Em 23 páginas, o documento define o que é o Transtorno do Espectro Autista, aborda o papel do Poder Judiciário, apresenta o rol de normatizações e informa links úteis.
Seminário de apresentação do Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Foto: TJBA)
A publicação foi apresentada em seminário organizado pelo CNJ em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O evento foi realizado em Salvador/BA, com a participação de magistrados e profissionais da área de saúde.
“Trata-se de um manual que vai além do sistema de Justiça e serve de farol para todos que desejam tomar consciência sobre o tema, estimulando a empatia e a inclusão”, disse a juíza federal Tathiane Menezes da Rocha Pinto, da 2ª Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal de Guarulhos.
A magistrada participou do seminário a convite da presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
Juíza federal Tathiane Menezes da Rocha Pinto e juíza de direito Élbia Rosane Souza Araújo, coordenadora do grupo de trabalho sobre autismo e presidente do Fórum Permanente das Pessoas com Deficiência (Foto: arquivo pessoal)
O trabalho é resultado de um grupo de trabalho criado em 2022 para elaborar estudos e materiais destinados à orientação e ao treinamento no atendimento a pessoas com TEA no Poder Judiciário (Portaria n. 315/2022, do CNJ).
Com informações do CNJ
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 897 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br