Planilhas foram criadas para facilitar a consolidação dos dados gerenciais nas unidades
O grupo de trabalho que atua na gestão de dados do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab), com a colaboração de servidores e magistrados, desenvolveu novas ferramentas de trabalho para os Juizados Especiais Federais (JEFs) e para as Turmas Recursais (TRs) da 3ª Região.
Trata-se de um conjunto de planilhas para uso interno que facilita a consolidação dos dados gerenciais das unidades e auxilia na análise da situação do acervo processual.
“O projeto atingiu seus objetivos de forma bastante satisfatória. Conseguimos entregar no tempo previsto as ferramentas que tínhamos imaginado desenvolver”, disse o juiz federal Caio Moysés de Lima, coordenador das Turmas Recursais de São Paulo e responsável pela condução dos trabalhos.
Na primeira fase, foram desenvolvidas planilhas de gestão geral do acervo, as quais foram apresentadas na 8ª Roda de Conversa da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais, realizada em abril de 2023. A gravação está disponível no Youtube.
Na segunda e última fase do projeto, foram concluídas as planilhas de consolidação dos dados da Inspeção Geral Ordinária (IGO), criadas para auxiliar as unidades no preenchimento do questionário elaborado pela Corregedoria Regional.
O juiz federal Caio Moysés de Lima ressaltou o caráter colaborativo do projeto. “Muitos servidores e magistrados dos Juizados e Turmas Recursais participaram dos trabalhos. O sucesso deve-se principalmente à colaboração e envolvimento de todos, bem como à competência da equipe de gestão de dados que atua no Laboratório de Inovação.”
Depoimentos
Para a diretora de Secretaria do Juizado Especial Federal de São Paulo (JEF/SP), Cristiane Wanderley Oliveira, as novas planilhas possibilitam um controle do fluxo de trabalho de maneira global e contextualizada. “Elas permitem a antecipação do atraso de maneira global, ou seja, independente da tarefa onde o processo está localizado. Há também a planilha de controle de prazos que aponta possível irregularidade na intimação, evitando possíveis equívocos.”
A servidora ressaltou que são ferramentas potentes de gestão, que trazem tranquilidade aos gestores quanto ao controle do acervo e desenvolvimento dos trabalhos. “Não menos importante é o ganho de tempo que as referidas planilhas trouxeram”, disse.
Já para a diretora de Secretaria do JEF/São José dos Campos Regiane Maria Nigro Ramos, as planilhas são muito boas e têm ajudado na visualização dos processos. “Dados que não são facilmente extraídos do Processo Judicial Eletrônico (PJe), como possíveis erros de intimação, controle por prazo sem movimentação processual, etc., agora ficam mais visíveis.”
O servidor Alaor da Silva Pereira, do setor de Análise Iniciais do JEF/SP, utiliza regularmente as planilhas de controle de prazo, acervo geral e agrupadores. “Elas ajudam bastante na gestão da unidade, possibilitando a identificação dos processos mais antigos e auxiliando no agrupamento de processos que se encontram em situações semelhantes. Isso aumenta a produtividade e contribui para a celeridade”, disse.
Para o diretor de secretaria da 1ª Vara Federal com JEF/Adjunto em Catanduva/SP, Caio Machado Martins, as planilhas “veem ao encontro das necessidades que tínhamos para extrair dados e informações gerais, ou mesmo de situações pontuais e específicas sobre o acervo da unidade, de uma forma mais prática, rápida e eficiente”.
Segundo o servidor, as ferramentas otimizam o tempo e trabalho para levantamento de dados, “reduzindo significativamente a quantidade de atos manuais para extração de informações nos relatórios”.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
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