Evento oferece atendimento a pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social até sexta-feira (15) no Centro Educacional Adamastor
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e a 19ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, iniciaram, na quarta-feira, 13 de setembro, o mutirão “Pop Rua Jud Guarulhos”. No primeiro dia, cerca de 200 pessoas passaram pela triagem em busca de serviços de assistência social, saúde, cidadania e acesso à justiça.
Cidadãos de Guarulhos são atendidos na triagem (Foto: Acom/TRF3)
O mutirão segue até sexta-feira, 15 de setembro, das 10 às 16 horas. A ação é realizada em parceria com instituições públicas e organizações não governamentais e oferece mais de 30 serviços a pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social.
A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, destacou a presença de comunidades indígenas no “Pop Rua Jud Guarulhos”.
“Eu fico muito satisfeita porque é a primeira vez, em um Pop Rua Jud, que atendemos as comunidades indígenas. Nós normalmente fazemos isso nos Juizados Especiais Federais Itinerantes. É uma alegria para todos nós que estejam aqui”, disse.
Presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, na abertura do Pop Rua Guarulhos (Foto: Acom/TRF3)
Segundo a Prefeitura de Guarulhos, cerca de 350 pessoas estão em situação de rua na cidade. O prefeito em exercício, professor Jesus Roque de Freitas, agradeceu a Justiça Federal da 3ª Região pela iniciativa.
“No Brasil, há aproximadamente 280 mil moradores em situação de rua. E temos desenvolvido políticas públicas para acolher essa população. Juntos, podemos oferecer muito mais”, declarou.
Marisa Cucio e Marisa Santos no mutirão (Foto: Acom/TRF3)
Também participaram da abertura do mutirão o desembargador federal Ali Mazloum; os juízes federais Marisa Cucio, em auxílio à Presidência do TRF3 e coordenadora do Pop Rua Jud na Justiça Federal da 3ª Região; Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, presidente do Juizado Especial Federal de Guarulhos e coordenador do Pop Rua Guarulhos; e Taís Vargas Ferracini, presidente da Ajufesp; a juíza do Trabalho Sandra Assali, em auxílio à Presidência do TRT2; o tenente-coronel Giscard, representando o Comandante do Comando da Base Aérea de São Paulo; o promotor de Justiça Marcos Bento da Silva; o secretário chefe do Gabinete do Prefeito de Guarulhos, Maurício Segantin; o secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante; o secretário municipal de Justiça, Airton Trevisan; o secretário municipal adjunto de Justiça, José Costa; o secretário municipal de Direitos Humanos, Abdo Mazloum; a subsecretária municipal da Igualdade Racial, Andréia de Andrade; os vereadores de Guarulhos Danilo Gomes e Jorginho Mota; a coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário FIG – Unimesp, professora Ossanna Tolmajian; e autoridades civis, militares e indígenas.
Professor Jesus Roque de Freitas, Marisa Santos e Paulo Marcos Rodrigues de Almeida visitam as instalações do Pop Rua (Foto: Acom/TRF3)
O evento incluiu uma programação cultural composta por apresentação de música, dança e cantos indígenas, transmissão de vídeos, documentários e rodas de conversa.
Cacique Robson Miguel canta o hino nacional em Tupi Guarani ao lado de lideranças indígenas (Foto Acom/TRF3)
Serviços
A área jurídica do “Pop Rua Guarulhos” conta com orientação, propositura de ações, defesa em processos criminais e direito de família e do Trabalho. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) presta serviços com foco na concessão de benefícios previdenciários e assistenciais.
Durante o evento, as pessoas podem consultar o saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e no Programa de Integração Social (PIS); requerer o Seguro-Desemprego; emitir e regularizar certidões de nascimento, casamento e óbito; cédula de identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); título de eleitor; certificado de reservista, dispensa e alistamento militar; e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
Pessoas regularizam situação eleitoral no TRE-SP (Foto Acom/TRF3)
Os participantes também recebem orientação sobre direitos humanos, oportunidade de empregos, atendimento a imigrantes e a egressos do sistema penitenciário.
No eixo social e de saúde, há distribuição de refeições; cortes de cabelo; testagem rápida de doenças; aferição de pressão arterial; instruções sobre prevenção de saúde de enfermidades e bucal; além de serviços para animais de estimação.
Brinquedoteca instalada para auxiliar os atendimentos do Pop Rua Jud Guarulhos (Foto Acom/TRF3)
Pop Rua Jud
O “Pop Rua Jud” atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Em 2023, o TRF3 já atendeu mais de 32 mil pessoas em mutirões nas cidades de São Paulo, Iaras, Fernandópolis, Osasco, Sorocaba, Santos, Campinas, no estado de São Paulo, e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
Pop Rua Jud Guarulhos
Data: até 15 de setembro
Horário: das 10h às 16h
Local: Centro Educacional Adamastor, Avenida Monteiro Lobato, 734, bairro Macedo, Guarulhos/SP
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 930 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br