Data é celebrada em 23 de setembro
O Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Gabcon/TRF3) e a Central de Conciliação de São Paulo (Cecon/SP) promoveram, em 25 de setembro, um “coffee break” comemorativo ao Dia do Conciliador e Mediador no estado de São Paulo. A data é celebrada em 23 de setembro.
A homenagem foi realizada na Cecon/SP e contou com a presença do coordenador do Gabcon, desembargador federal Carlos Muta; da coordenadora da Cecon/SP, juíza federal Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira; de servidores; conciliadores e estagiários.
Carlos Muta explicou que o conciliador substitui o juiz no diálogo e na criação do ambiente para a resolução pacífica das controvérsias.
“Eles têm o papel de fazer uma prestação social e jurisdicional, não aquela solução técnica, jurídica e legal. Porque são os corações, as almas e as consciências que precisam ser atingidas e isso só é obtido com a participação dos diretamente envolvidos”, frisou.
Coordenador do Gabcon, Carlos Muta (à direita), participa de homenagem aos conciliadores (Foto:Acom/TRF3)
Para Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira o trabalho do conciliador é essencial.
“Gratidão é pouco pelo que eles fazem. Conseguem conduzir uma audiência com serenidade, tranquilidade, sensibilidade e empatia. Eu me espelho neles”, destacou.
Os interessados em atuar como conciliadores devem realizar curso de formação conforme Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça.
Após a conclusão das aulas teóricas há estágio e posterior expedição de certificado. Todas as informações estão disponíveis na página do Gabcon.
Atualmente, a Justiça Federal da 3ª Região possui um cadastro com mais de 460 conciliadores ativos, que atuam de forma voluntária.
Segundo o coordenador do Gabcon, há estudos para o implemento de remuneração aos conciliadores. “É preciso valorizar a atividade”, salientou.
Como forma de reconhecimento ao trabalho voluntário dos conciliadores, a partir deste mês de setembro, o Gabcon, juntamente com a PRES/TRF3, viabilizou aos conciliadores ativos acesso ao benefício de desconto na aquisição de ingressos empresariais para cinema e parques de diversão. Mais informações podem ser obtidas na página do Gabcon na internet.
Para Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira (de rosa) o trabalho do conciliador é essencial (Foto:Acom/TRF3)
Conciliadores
Mercedes Maria Junqueira de Moraes atua na Cecon/SP e contou que desempenha a função por amor. “É muito gratificante fazer um acordo.”
Ela fez um agradecimento à juíza federal Ana Lúcia Iucker por valorizar o trabalho do conciliador. “Nos sentimos acolhidos e recompensados”, disse.
“Coffee break” comemorativo ao Dia do Conciliador e Mediador no estado de São Paulo (Foto:Acom/TRF3)
Já para a consultora de recursos humanos Elisabete Cristina Rabelo, que desempenha as atividades nas Justiças Federal e Estadual, a conciliação é transformadora.
“Eu não tinha a cultura do diálogo, fiz o curso de conciliador e consegui constituir a paz não só nas audiências, mas também na minha vida pessoal”, frisou.
Emília Gomes de Souza foi servidora no TRF3 por 32 anos e no Ministério Público Estadual por quatro. Depois da aposentadoria, fez o curso e passou a atuar como conciliadora.
"É para fechar um ciclo, é uma fase que abriu muitas portas e proporciona aprendizado. Estou realizada e feliz.”
Para Gleide Seixas, que faz estágio como conciliadora na Cecon/SP e está concluindo o curso, o caminho do Judiciário é a solução consensual, por oferecer a oportunidade de as pessoas falarem e serem ouvidas.
A Justiça Federal da 3ª Região atua de forma permanente, promovendo ações em busca da paz social pela conciliação, mediação e de outros métodos de resolução pacífica de conflitos.
Na página da internet do Gabcon, é possível encontrar informações e solicitar a participação.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 903 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br