TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

02 / outubro / 2023
Emag realiza palestra “Vamos conversar sobre o cuidado com idosos”

Especialista propôs ações e questionou mitos relacionados à melhor idade  

A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) promoveu, no dia 29 de setembro, a palestra “Vamos conversar sobre o cuidado com idosos”, ministrada pela fisioterapeuta especializada em Geriatria e Gerontologia, Luziane Mendes de Souza Moreira.   

O evento, realizado na sala multiuso da Emag, foi dirigido pelo desembargador federal Nino Toldo, destinado ao público em geral e transmitido via plataforma Zoom.   

A presidência da mesa ficou a cargo da desembargadora federal Renata Lotufo que destacou a importância do tema. “É um assunto de interesse geral para a instituição. Servidores e magistrados ingressam jovens e permanecem muito tempo na carreira, além disso, acompanhamos o envelhecimento de nossos pais”, frisou.

Abertura do evento na sala multiuso da Emag (Foto: Acom/TRF3)

Luziane Moreira explicou a diferença entre envelhecimento e velhice. “Envelhecimento é o processo iniciado desde a concepção. Velhice é uma etapa da vida a partir dos 60 anos”, esclareceu.

A especialista analisou o contexto vivido pelo Brasil. “Nosso país está cada vez mais idoso, os números comprovam e, atualmente, muitos de nós enfrentam desafios ao cuidar dos nossos pais.” Para ela, a realidade está relacionada ao aumento crescente da expectativa de vida do brasileiro que hoje é de 76,2 anos, impulsionada pela melhoria dos recursos disponíveis como exames médicos assertivos, novos medicamentos e qualidade de vida.

Fisioterapeuta Luziane Moreira responde pergunta de participantes (Foto: Acom/TRF3)

A fisioterapeuta fez questão de contrariar “rótulos” atribuídos aos idosos. “Quem nunca ouviu dizer que eles são teimosos, se transformam em crianças ou fazem coisas tipificadas como sendo da idade. Isso não é verdade. Esses comportamentos são sintomas de algumas doenças”, explicou.

Durante a palestra, foram abordados assuntos como as atividades básicas e instrumentais, os 5Ms da Geriatria (Multicomplexidade, Medicamentos, Mobilidade, Mente e Mais Importa), além de sintomas e tratamentos das enfermidades delirium, demência e depressão, que acometem muitos idosos.   

Gerontologia

Área de estudo dedicada aos processos de envelhecimento nas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual. O especialista em Gerontologia possui formação superior em diversas áreas do conhecimento (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito, Fisioterapia) e é titulado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), como apto para lidar com questões do envelhecimento e da velhice.  

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin  
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 723 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br