TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

20 / outubro / 2023
Emag promove palestras sobre constitucionalismo regional, Judiciário contemporâneo e desafios no tratamento oncológico no SUS

Eventos ocorreram de 16 a 18 de outubro com a participação de juristas e acadêmicos  

A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) promoveu, entre os dias 16 e 18 de outubro, as palestras “O Papel Transformador dos Juízes no Constitucionalismo Regional”, “Consulta e recomendações jurisdicionais: novas funções do Judiciário contemporâneo” e “Avanços e desafios do tratamento oncológico no SUS”.  

O Papel Transformador dos Juízes no Constitucionalismo Regional 

O palestrante foi o jurista e professor de Direito Público da Universidade Johann Wolfgang Goethe, Armin Von Bogdandy, com participação da coordenadora científica da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de Decisões e Deliberações da Corte Interamericana de Direitos Humanos (UMF/CNJ), Flavia Piovesan. 

O especialista abordou o impacto do constitucionalismo transformador latino-americano. 


Autoridades na Emag (Foto: Acom/TRF3) 

Estiveram presentes no evento a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos; o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Og Fernandes, além de desembargadores e juízes. Assista à íntegra da palestra

Consulta e recomendações jurisdicionais: novas funções do Judiciário contemporâneo 

O procurador da República e professor de Direito Processual Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Cabral, tratou de novidades a respeito das funções contemporâneas do Judiciário no Brasil e no mundo, com foco nas atribuições jurisdicionais de consulta e as possibilidades que os juízes têm de expedirem recomendações. Assista à íntegra da palestra


Desembargador federal Carlos Francisco; procurador da República Antonio Cabral; diretor da Emag, desembargador federal Nino Toldo (Foto: Acom/TRF3) 

Avanços e desafios do tratamento oncológico no SUS 

O professor Paulo Marcelo Gehm Hoff abordou os recentes avanços da Oncologia e tratou dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele também apresentou propostas de melhoria no sistema. 

Para o especialista, o câncer no Brasil é praticamente uma epidemia e os números crescem aceleradamente, com mais de 700 mil novos casos por ano. 

Compuseram a mesa os desembargadores federais Carlos Muta e Nelton dos Santos e o juiz federal Djalma Moreira Gomes. Assista à íntegra da palestra


Desembargadores federais Nelton dos Santos e Carlos Muta; juiz federal Djalma Moreira Gomes; professor de Oncologia da FMUSP, Paulo Marcelo Gehm Hoff (Foto: Acom/TRF3) 

No canal da Emag no YouTube, é possível acompanhar os eventos realizados pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, além de conteúdos elaborados por magistrados, professores e especialistas.

Próximos eventos da Emag

“Vamos conversar sobre envelhecimento e projetos de vida”, com a antropóloga, escritora e colunista do jornal Folha de São Paulo Mirian Goldenberg.  

Data: 24 de outubro   

Horário: das 18h às 19h

Público-alvo: público em geral  

Modalidade: on-line, pela plataforma Zoom  

Carga horária: 1 hora   

Inscrições: https://adm.trf3.jus.br/EMAG/  

 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin  
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 646 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br