TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

27 / fevereiro / 2024
Gabcon e Emag realizam curso de formação continuada “Coordenação de Centrais de Conciliação”

Evento iniciado em 19 de fevereiro segue até o dia 8 de março

O Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Gabcon) e a Escola de Magistrados da 3ª Região (Emag) promovem, de 19 de fevereiro a 8 de março, curso de formação continuada destinado a magistrados coordenadores das Centrais de Conciliação (Cecons) da Justiça Federal da 3ª Região.

O treinamento “Coordenação de Centrais de Conciliação” será realizado na modalidade híbrida: plataformas virtuais Moodle e Zoom e presencial na sala multiuso da Emag. O juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida é o coordenador e compartilha a tutoria com o juiz federal Etiene Coelho Martins.

A iniciativa está de acordo com a Resolução PRES/TRF3 nº 680/2023, que alterou a Resolução PRES/TRF3 nº 42/2016. Os normativos dispõem sobre a capacitação de juízes coordenadores e coordenadores-adjuntos das Cecons.

O curso é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O primeiro módulo tem duração de 20 horas. O segundo será disponibilizado oportunamente com a mesma carga horária. Das 30 vagas disponibilizadas, 28 foram preenchidas pelos atuais magistrados que atuam nas Cecons.

O coordenador do Gabcon e presidente eleito para o biênio 2024-2026, desembargador federal Carlos Muta, destacou que se trata do primeiro curso voltado exclusivamente para os coordenadores titulares e adjuntos das Cecons.

“A iniciativa visa dar efetividade às disposições da Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual determina que os Tribunais devem incentivar ou promover capacitação, treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de solução de conflitos."

O desembargador ressaltou, ainda, que nos termos da citada Resolução do CNJ, os magistrados e magistradas dos Centros Judiciários de Conciliação e Cidadania deverão ser designados, sempre que possível, entre aqueles que realizaram treinamento nas ferramentas e técnicas da mediação e conciliação. "Nesse sentido, o treinamento promovido pelo Gabcon em parceria com a Emag se afigura de vital importância para que os magistrados que atuem nas Cecons da Justiça Federal da 3ª Região estejam devidamente capacitados nas técnicas de conciliação e mediação, em temas sensíveis e atuais da conciliação na Justiça Federal, e, especialmente, no gerenciamento dos serviços prestados pelas Cecons, inclusive ações de promoção da cidadania”.

Programação

19 a 22 de fevereiro - plataforma Moodle

Ambientação, atividade 1 e atividade preparatória para a aula 1, com os juízes federais Paulo Marcos Rodrigues de Almeida e Etiene Coelho Martins.

23 de fevereiro - plataforma Zoom

Aula 1

Das 9h às 10h20 - O juiz diante da política nacional de solução consensual de conflitos: o papel das Cecons, com o juiz federal Raul Mariano.

Das 10h40 às 12h - A gestão das Centrais de Conciliação na prática: lidando com o desequilíbrio de poder na conciliação, com o juiz Federal Bruno Takahashi.

23 e 27 de fevereiro - plataforma Moodle?

Atividade 2 e atividade preparatória para a aula 2, com os juízes federais Paulo Marcos Rodrigues de Almeida e Etiene Coelho Martins.

28 de fevereiro - plataforma Zoom

Aula 2

Das 9h às 10h20 e das 10h40 às 12h - Modernas técnicas de comunicação, enquadramento e escuta ativa, com a Profª. Clarissa Marcondes Macéa.

28 de fevereiro e 3 de março - plataforma Moodle?

Atividade 3

Fórum, com os juízes federais Paulo Marcos Rodrigues de Almeida e Etiene Coelho Martins.

4 de março - presencial

Das 9h às 10h20 - Aula dialogada

Técnicas de conciliação para juízes (I), com os juízes federais Paulo Marcos Rodrigues de Almeida e Etiene Coelho Martins.

Das 10h40 às 12h – Oficina, com os juízes federais Paulo Marcos Rodrigues de Almeida e Etiene Coelho Martins.

Das 14h às 15h20 - Aula dialogada

Técnicas de conciliação para juízes (II), com os juízes federais Paulo Marcos Rodrigues de Almeida e Etiene Coelho Martins.

Das 15h40 às 17h – Oficina, com os juízes federais Paulo Marcos Rodrigues de Almeida e Etiene Coelho Martins.

De 5 a 8 de março- plataforma Moodle?

Atividade individual final, com os juízes federais Paulo Marcos Rodrigues de Almeida e Etiene Coelho Martins.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin  
JFSP: InstagramFacebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 288 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br