Primeiro dia do evento contou com homenagem ao professor Kazuo Watanabe
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) participou, no dia 10 de abril, da abertura do VII Encontro Nacional das Coordenações de Negociação da Procuradoria-Geral da União (Enacon).
O evento, que terminou em 12 de abril, teve painéis e palestras abordando a consolidação da autocomposição como forma de resolução de conflitos na administração pública e o comportamento litigioso, bem como o balanço de 2023 e a reflexão sobre objetivos e metas das coordenações regionais de negociação para 2024.
Presidente do TRF3 e procurador-geral da União na mesa de abertura (Fotos: Acom/TRF3)
O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, elogiou a iniciativa do encontro. “No passado, a conciliação era basicamente INSS, segurados e mutuários da Caixa Econômica Federal. Com a participação efetiva e concreta da União, hoje tratamos de lides complexas e estruturais de ordem política, social e econômica”, ressaltou.
Também compuseram a mesa de abertura o procurador-geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa; a procuradora nacional de Negociação, Clara Rachel Barros Nitão; a procuradora-regional da 3ª Região Gladys Assumpção; e a coordenadora da Central de Conciliação de São Paulo, juíza federal Ana Lúcia Iucker.
Participantes durante o encontro
Para o procurador-geral da União, não há litígio que não possa ser resolvido de maneira consensual. “Aqui discutimos como avançar a partir desse novo olhar de litigiosidade do poder público.”
A procuradora nacional de Negociação, Clara Rachel Barros Nitão, reiterou o esforço contínuo da Advocacia-Geral da União na busca por aprimorar a resolução de processos, o que representa um amadurecimento institucional.
Procuradora nacional de Negociação, Clara Rachel Barros Nitão; diretora da Escola da Advocacia-Geral da União na 3ª Região, Rita Nolasco; e professor da USP Kazuo Watanabe
Na ocasião, foi realizada uma homenagem ao professor da Universidade de São Paulo (USP) Kazuo Watanabe, especialista em Direito Processual Civil com atuação na área de solução de conflitos.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 467 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br