Encontro tratou do funcionamento e desafios do projeto
A Justiça Federal da 3ª Região sediou, nos dias 16 e 17 de dezembro, a oficina “Fluxo Nacional Automatizado das Execuções Fiscais (FNA-Exec)” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O evento foi realizado no Fórum Ministro Pedro Lessa, em São Paulo, e contou com a participação de magistrados do país.
Mesa de abertura no Fórum Pedro Lessa (Fotos: Acom/TRF3)
A juíza auxiliar da Presidência do CNJ, juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte Keity Saboya, destacou que o objetivo é obter o maior número de adesões de tribunais estaduais e federais ao FNA-Exec.
“A proposta é trabalhar com um sistema nacional integrado ao portal único dos serviços do Poder Judiciário, independentemente da plataforma de tramitação processual”, enfatizou a magistrada.
O diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, juiz federal Paulo Cesar Conrado, explicou que o encontro finaliza a primeira fase do projeto.
“O principal foco é o consenso entre juízes que representam vários tribunais sobre as necessidades de que a automação aconteça de uma maneira mais efetiva e eficaz, uma vez que a execução fiscal é um grande gargalo nas taxas de congestionamento processual”, afirmou.
Magistrados acompanham o treinamento no Fórum Pedro Lessa
Ao longo da programação, foram realizados debates sobre desafios e próximos passos do FNA-Exec.
FNA-Exec
O Fluxo Nacional Automatizado das Execuções Fiscais é um projeto da Justiça 4.0, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o CNJ.
O programa é uma solução da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) para automatizar processos de execução fiscal em todo o país, fornecendo funcionalidades padronizadas a serem utilizadas pelas fazendas públicas e pelos tribunais para agilizar o andamento das demandas.
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 250 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br