Obra consolida, em perspectiva feminista e interdisciplinar, o debate sobre o tema na América Latina e no Caribe
O Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres (Cladem/Brasil), com apoio do Tribunal Regional da 3ª Região (TRF3), da Rede Brasileira de Juízes de Enlace e da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp), lança, no dia 14 de abril, a obra "Alienação Parental: uma nova forma de violência de gênero contra mulheres e crianças na América Latina e Caribe", coordenada pela advogada e mestre em Direitos Humanos Tamara Amoroso Gonsalves.
Na ocasião, a jurista e ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge abordará o tema “Alienação parental e conceitos relacionados como uma nova forma de violência de gênero”, seguida de debates com autoras e autor do livro.
O lançamento será realizado no auditório do TRF3 (25º andar), às 14 horas, na Avenida Paulista, 1.842, Torre Sul, São Paulo, capital.
A obra
A publicação consolida, em perspectiva feminista e interdisciplinar, o debate na região da América Latina e do Caribe sobre o tema da alienação parental e os desafios impostos pela Convenção de Haia 1980 em mundo altamente globalizado, alertando como estereótipos de gênero podem resultar em violência institucional contra mulheres e crianças.
O trabalho é fruto de parceria entre o Cladem, rede feminista com mais de 30 anos de atuação na América Latina e no Caribe; a Equality Now, organização não governamental com atuação global para a promoção da igualdade de gênero; a Campanha Global por Igualdade no Direito de Família, iniciativa com diversas organizações para priorizar reformas no direito de família que contribuam para a igualdade de gênero; e a Faculdade de Direito da USP/Ribeirão Preto, com o apoio da Professora Fabiana Severi.
A obra será disponibilizada gratuitamente no site das instituições parceiras.
Debates
Mesa 1:
Presidência da mesa: desembargador federal Nelton dos Santos, corregedor regional do TRF3.
Tema: palestra inaugural “Alienação parental e conceitos relacionados como uma nova forma de violência de gênero”, com Raquel Dodge.
Debatedor: juiz federal Bruno Lorencini
Mesa 2:
Moderador: desembargador federal Johonsom di Salvo, vice-presidente do TRF3
Tema: Porquê precisamos de uma análise feminista sobre a aplicação da alienação parental e conceitos relacionados em processos de disputa de guarda
Debatedora: Tamara Amoroso Gonsalves
Tema: A experiência de uma mãe acusada de Alienação Parental
Debatedora: advogada Gabriela Smith Menniti
Tema: A Convenção de Haia e os direitos a uma vida livre de violência para mulheres migrantes
Debatedora: Stella Furquim
Tema: Desafios relacionados à implementação da Convenção de Haia pelas autoridades brasileiras
Debatedor: Reinaldo Amaral
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 108 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br