TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

22 / abril / 2025
Presidente do TRF3 recebe medalha em solenidade do Dia do Exército no Comando Militar do Sudeste

Exército Brasileiro celebrou 377 anos durante evento realizado em São Paulo/SP

O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, recebeu, no dia 16 de abril, a “Medalha Exército Brasileiro” na solenidade em comemoração ao Dia do Exército, no Quartel-General do Comando Militar do Sudeste (CMSE), em São Paulo/SP.

O evento celebrou os 377 anos do Exército Brasileiro na sede do CMSE e contou com a participação de autoridades civis, militares e representantes da sociedade paulista. A comemoração homenageou a Primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco, que é considerada a data do nascimento do Exército Brasileiro.


Desfile militar em comemoração ao Dia do Exército (Foto: CMSE)

A cerimônia foi conduzida pelo comandante militar do Sudeste, general Pedro Celso Coelho Montenegro. O militar condecorou o presidente do TRF3, Carlos Muta, com a “Medalha do Exército Brasileiro”.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas a militares e civis que se destacaram por serviços prestados ao Exército. As condecorações simbolizam o reconhecimento institucional ao comprometimento, dedicação e lealdade de seus integrantes e colaboradores.


Comandante do CMSE, Pedro Celso Coelho Montenegro, condecora o presidente do TRF3, Carlos Muta (Foto: Paulo Santana/Tribunal de Justiça-SP)

A solenidade teve início com o tradicional hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional, executado pela Banda de Música do CMSE, seguido da leitura da Ordem do Dia.

Durante o discurso, o comandante destacou a importância da data para a preservação da memória histórica nacional, enaltecendo a atuação das tropas nas mais diversas missões constitucionais.


Comandante do CMSE, Pedro Celso Coelho Montenegro, e o presidente do TRF3, Carlos Muta (Foto: Paulo Santana/Tribunal de Justiça-SP)

A Primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648 no atual estado de Pernambuco, é considerada o nascimento do Exército Brasileiro por ter reunido, pela primeira vez, homens de diferentes origens — indígenas, negros e brancos — lutando pela defesa do território brasileiro contra invasores estrangeiros. Desde então, a instituição se tornou um dos pilares da soberania nacional.

Com informações do CMSE
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

 Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin  
JFSP: InstagramFacebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 267 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br