Desembargadora federal Inês Virgínia está presente como juíza de enlace representante da Justiça Federal da 3ª Região
Acontece, de 19 a 22 de maio, em Singapura, o 4º Encontro Global da Rede Internacional de Juízes da Haia, organizado pela Conferência da Haia sobre Direito Internacional Privado (HCCH) e pelo Tribunal de Justiça de Família daquela cidade-estado.
O evento conta com a presença da desembargadora federal Inês Virginia, juíza de enlace representante da Justiça Federal da 3ª Região; e dos desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Guilherme Calmon, coordenador no Brasil da Rede Internacional de Juízes de Enlace para a Convenção da Haia, e Theophilo Antônio Miguel Filho, juiz de enlace representante da Justiça Federal da 2ª Região.
Desembargadora federal Inês Virginia (Fotos: arquivo pessoal)
No último dia do encontro (22), Inês Virginia, Guilherme Calmon, Theophilo Miguel e demais membros da HCCH participarão de uma mesa redonda judicial, no Supremo Tribunal de Singapura, reunindo juízes de direito de família dos estados-membros da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), composta por 10 países: Tailândia, Filipinas, Malásia, Singapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Myanmar, Laos e Camboja.
Convenção da Haia e juiz de enlace
O Brasil é signatário da Convenção da Haia de 1980, que trata dos aspectos civis do sequestro internacional de menores e tem como objetivo proteger a criança subtraída ilicitamente do local da residência habitual, por um dos seus genitores e, consequentemente, resolver questões sobre guarda e direito de visitas.
Inês Virginia (segunda a partir da esquerda) Guilherme Calmon (terceiro) e Theophilo Miguel (quinto)
O acordo estabelece um sistema de cooperação jurídica internacional de forma a garantir um procedimento célere.
O juiz de enlace é o magistrado responsável pela conexão entre dois juízes de países diferentes. Ele tem a função de mediar a comunicação e obter informações relevantes em prol do interesse das vítimas.
Sua atuação visa tornar mais ágil a tramitação dos atos judiciais relativos ao tratado e facilitar a cooperação internacional na aplicação da convenção. No caso do Brasil, a nomeação é feita pela Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).
Juízes de enlace no 4º Encontro Global da Rede Internacional de Juízes da Haia
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 88 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br