TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

21 / maio / 2025
Juízes de enlace brasileiros participam do 4º Encontro Global da Rede Internacional de Juízes da Haia 

Desembargadora federal Inês Virgínia está presente como juíza de enlace representante da Justiça Federal da 3ª Região

Acontece, de 19 a 22 de maio, em Singapura, o 4º Encontro Global da Rede Internacional de Juízes da Haia, organizado pela Conferência da Haia sobre Direito Internacional Privado (HCCH) e pelo Tribunal de Justiça de Família daquela cidade-estado. 

O evento conta com a presença da desembargadora federal Inês Virginia, juíza de enlace representante da Justiça Federal da 3ª Região; e dos desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Guilherme Calmon, coordenador no Brasil da Rede Internacional de Juízes de Enlace para a Convenção da Haia, e Theophilo Antônio Miguel Filho, juiz de enlace representante da Justiça Federal da 2ª Região. 

Desembargadora federal Inês Virginia (Fotos: arquivo pessoal) 

No último dia do encontro (22), Inês Virginia, Guilherme Calmon, Theophilo Miguel e demais membros da HCCH participarão de uma mesa redonda judicial, no Supremo Tribunal de Singapura, reunindo juízes de direito de família dos estados-membros da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), composta por 10 países: Tailândia, Filipinas, Malásia, Singapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Myanmar, Laos e Camboja. 

Convenção da Haia e juiz de enlace

O Brasil é signatário da Convenção da Haia de 1980, que trata dos aspectos civis do sequestro internacional de menores e tem como objetivo proteger a criança subtraída ilicitamente do local da residência habitual, por um dos seus genitores e, consequentemente, resolver questões sobre guarda e direito de visitas.  

Inês Virginia (segunda a partir da esquerda) Guilherme Calmon (terceiro) e Theophilo Miguel (quinto) 

O acordo estabelece um sistema de cooperação jurídica internacional de forma a garantir um procedimento célere.   

O juiz de enlace é o magistrado responsável pela conexão entre dois juízes de países diferentes. Ele tem a função de mediar a comunicação e obter informações relevantes em prol do interesse das vítimas. 

Sua atuação visa tornar mais ágil a tramitação dos atos judiciais relativos ao tratado e facilitar a cooperação internacional na aplicação da convenção. No caso do Brasil, a nomeação é feita pela Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Juízes de enlace no 4º Encontro Global da Rede Internacional de Juízes da Haia 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais: 

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin  
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 88 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br