Visita faz parte do projeto “Portas Abertas”, que apresenta o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 26 de agosto, a visita de 40 alunos da Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e do Centro Universitário de Itapira (Uniesi). Eles participaram do projeto “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.
A ação consiste em apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Estudantes no Centro de Memória (Fotos: Acom/TRF3)
O professor Felipe Martarelli Fernandes, da Fadisp, acompanhou o grupo. “A Justiça sempre esteve longe do cidadão, e essa aproximação é obrigatória. Trazer a pessoa para dentro do tribunal é parte essencial na prestação do serviço público”, afirmou.
A programação teve início no Centro de Memória “Desembargador Federal Sérgio Nascimento”. Os estudantes conheceram um pouco da história da JF3R por meio de documentos, objetos, fotos, vídeos e recursos multimídia.
Professores Felipe Martarelli e Denise Ribeiro
Na sequência, os visitantes se dirigiram à Subsecretaria Unificada de Turmas da 2ª Seção. A servidora Cristiane Kovacs explicou os tipos de processos que chegam ao Tribunal e quais órgãos da União possuem demandas na Corte.
O grupo seguiu para o Gabinete do desembargador federal Marcelo Saraiva, onde a servidora Silmara Bailon apresentou informações sobre a organização e o trabalho desenvolvido.
Por fim, o desembargador federal Alessandro Diaferia compartilhou experiências profissionais e respondeu a questionamentos sobre as áreas de atuação no campo do Direito.
Desembargador federal Alessandro Diaferia
A professora Denise Souza Ribeiro, da Uniesi, já havia participado do projeto antes da pandemia. “Os alunos gostam de ver como funciona o tribunal. Para eles, tudo é muito abstrato, e essa apresentação é essencial,” destacou.
Ingrid Marques, estudante de Direito na mesma instituição, considerou a visita uma oportunidade de aprendizado. “A palestra do desembargador foi excelente, principalmente quando ele relatou sobre a atuação na área criminal e o plenário do júri. Foi uma experiência incrível que levarei para o resto da vida.”
Ingrid Marques
O estudante Yann Alves Fernandes concorda. “Conhecer o funcionamento do tribunal e ter essa aproximação com os magistrados é muito interessante.”
Yann Alves Fernandes
Edileuza Teixeira da Silva, 61, é professora do ensino médio e estudante de Direito na Fadisp. “Minha vida mudou completamente depois que iniciei esta graduação. Hoje tenho mais saúde, sou mais ativa, dedicada e amo ir para a faculdade.”
Edileuza Teixeira da Silva
Assim que a visita foi divulgada pela instituição, Edileuza fez a inscrição. “Sempre tive o desejo de conhecer o tribunal. A recepção foi muito acolhedora e a palestra do magistrado, excelente”, frisou.
O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é aberto ao público. Os interessados em participar devem efetuar inscrição no site do Tribunal.
Estudantes e professores com o desembargador federal Alessandro Diaferia
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 111 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br