Célia Regina Zapparolli e demais voluntários são homenageados por atuação na mediação e papel humanizador na conciliação
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou, em 18 de setembro, o evento “Café da Manhã com Presidente, Conciliadores e Mediadores”, em comemoração do Dia do Conciliador e Mediador no Estado de São Paulo, celebrado em 23 de setembro.
A cerimônia, no Hall Nobre do Tribunal, reuniu magistrados, servidores e conciliadores voluntários que atuam na resolução de conflitos na Justiça Federal da 3ª Região. O objetivo foi reconhecer publicamente o papel essencial desses profissionais na construção de uma Justiça mais acessível, eficiente e humanizada.
Magistrados, servidores e conciliadores na homenagem no TRF3 (Fotos: Acom/TRF3)
Participaram da homenagem o presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta; a coordenadora substituta do Gabinete da Conciliação (Gabcon), desembargadora federal Ana Iucker; o coordenador da Central de Conciliação de São Paulo (Cecon/SP), juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida; e a coordenadora adjunta da Cecon/SP, juíza federal Gabriela Frazão de Souza.
Um dos momentos mais marcantes foi a entrega da placa de homenagem à presidente da Comissão de Soluções Consensuais de Conflitos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), advogada e mediadora Célia Regina Zapparolli, destacando sua “dedicação incansável para a criação de um ambiente favorável à resolução pacífica dos conflitos, tocando corações, almas e consciências para a construção de pontes”.
Célia Zapparolli foi homenageada também por ato administrativo aprovado pelo Conselho de Administração do TRF3, que celebrou simbolicamente todos os conciliadores e mediadores voluntários da 3ª Região, reconhecendo sua contribuição à administração da Justiça.
Presidente Carlos Muta, advogada Célia Zapparolli e coordenadora substituta do Gabcon, Ana Iucker
Em discurso, o presidente Carlos Muta destacou o papel da conciliação no sistema jurídico. “A conciliação ocupa um espaço primordial no sistema de Justiça, que significa e transfere para a jurisdição formal um tom de informalidade, cujo objetivo é aproximar juízes e conciliadores das pessoas que estão em conflito”.
A desembargadora federal Ana Iucker ressaltou a atuação da homenageada em mediações com comunidades indígenas e questões ambientais. “Ela é uma pessoa muito respeitada, vem trabalhando com a gente há vários anos, e o sucesso nas mediações é inacreditável.”
Café da Manhã com Presidente do TRF3 em comemoração do Dia do Conciliador
Em declaração emocionada, Célia Zapparolli reforçou o papel da mediação como ferramenta de inclusão. Ela também destacou a parceria com o TRF3
“A mediação é um instrumento de inclusão — nas diversidades, nas tradicionalidades — para esses povos que talvez não tivessem condição, se não fosse por meio da escuta recíproca. É uma troca importante para fazer valer os direitos de pessoas que talvez não tivessem voz nem visibilidade suficiente.”
A cerimônia reafirmou o compromisso da Justiça Federal com uma atuação mais próxima da sociedade, valorizando o trabalho voluntário e a construção de soluções pacíficas para os conflitos.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 47 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br
Últimas Notícias: