TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

07 / outubro / 2025
“Justiça, Diversidade e Direitos Humanos” é tema de curso na Emag 

Evento contou com a participação do ministro do STJ Sebastião Reis Júnior 

A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) promoveu, no dia 6 de outubro, o curso “Justiça, Diversidade e Direitos Humanos”. O evento, destinado ao público em geral, incluiu palestra e roda de conversa. 

Na abertura, a diretora da Emag, desembargadora federal Marisa Santos, saudou os participantes e apresentou os convidados. 


Palestra tratou do tema diversidade e direitos humanos no sistema carcerário (Fotos: Acom/TRF3) 

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis Júnior abordou o tema “Olhares sobre a grade: dignidade humana e a urgência da inclusão no sistema carcerário”. O magistrado mencionou os desafios no processo de reabilitação criminal sob a perspectiva da ressocialização e o alto índice de criminalidade decorrente de falhas de políticas públicas. 

“Se não pensarmos em um caminho de reinserção dessas pessoas na sociedade, não há como achar que a criminalidade irá reduzir”, afirmou. 

O juiz criminal Fabrício Reali Zia, do Tribunal de Justiça de São Paulo, pontuou a falta de estrutura e de recursos por parte do poder público para o combate ao crime. 

A mestre em Sociologia e pesquisadora social Flávia Saiani ressaltou como vulneráveis tornam-se vítimas do punitivismo estatal. 

Na segunda parte do encontro, houve uma roda de conversa sobre “Diálogos translúcidos: uma conversa aberta sobre Diversidade e Justiça”. 


Público durante curso na Emag 

Sebastião Reis Júnior, autor do livro “Translúcida”, utilizou a obra como ponto de reflexão sobre a invisibilidade da população transgênera no sistema carcerário. O palestrante tratou de direitos humanos e identidade, ressaltando o anseio das pessoas trans por igualdade e reconhecimento.  

O evento foi dirigido por Marisa Santos e coordenado pelo desembargador federal David Dantas. 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin  
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 35 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br