Visita faz parte do projeto “Portas Abertas”, que apresenta o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região
No dia 21 de outubro, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu na sua sede 39 alunos e dois professores da Universidade Paulista (Unip), campus Limeira/SP, além de uma estudante da Faculdade São Judas, de São Paulo/SP.
A visita integra o projeto “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”, que busca aproximar o Judiciário e a sociedade. Ação consiste em apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Inicialmente, houve visita guiada ao Centro de Memória “Desembargador Federal Sérgio Nascimento”, conduzida pelas servidoras Cleuza de Oliveira e Amanda Faria. Os estudantes conheceram um pouco da história da JF3R por meio de documentos, objetos, fotos, vídeos e recursos multimídia.
Visitantes no Centro de Memória (Fotos: Acom/TRF3)
O professor Fernando Sérgio Sacone, que acompanhou os alunos, acredita que a iniciativa desperta nos estudantes o interesse por carreiras jurídicas antes vistas como distantes.
“É uma experiência ótima porque desmistifica o Tribunal. Quando eu era aluno, não tínhamos essas oportunidades. Criava-se uma mística, como se fosse um Olimpo. Hoje, vemos que os juízes estão mais próximos, receptivos, são mortais, e que seguir a carreira é possível”
Professores e alunos visitam dependências do TRF3
Competências da Justiça Federal
Na sequência, os visitantes se dirigiram à Subsecretaria Unificada de Turmas da 2ª Seção. A servidora Andrea Santos explicou os tipos de processo que chegam ao Tribunal e quais órgãos da União possuem mais demandas na Corte.
O grupo seguiu para o Gabinete do desembargador federal Marcelo Saraiva, onde a servidora Silmara Bailon informou sobre a organização e o trabalho desenvolvido.
Por fim, a desembargadora federal Gabriela Araújo compartilhou experiências profissionais na advocacia, falou sobre sua chegada ao TRF3 e respondeu a perguntas sobre as áreas de atuação no campo do Direito.
“O Tribunal está sempre à disposição para o diálogo. Quem sabe se inspirem a prestar concurso ou até mesmo a atuar como advogados no futuro”, ressaltou.
A magistrada, que também é professora universitária, destacou a importância de compartilhar experiências com os estudantes e reforçou o papel do projeto.
“Tenho uma paixão por transmitir conhecimento. Isso inspira as pessoas, eleva suas expectativas e mostra que é possível ser feliz contribuindo para a Justiça”, concluiu.
Desembargadora federal Gabriela Araújo discorreu sobre a carreira
Visitantes
O “Portas Abertas” proporciona a estudantes e profissionais em formação observar o funcionamento real das instituições jurídicas e oferece uma perspectiva que vai além da teoria.
Bruna Farias, estudante do quarto ano de Direito, considerou a visita uma oportunidade de aprendizado e incentivou os colegas a participarem do projeto.
“Ter a vivência presencial é muito bom, porque adquirimos um outro olhar sobre a Justiça Federal, de como ela funciona realmente.”
Os estudantes Bruna Farias e Paulo Shirototo elogiaram o projeto
Paulo Shirototo, do terceiro ano da graduação em Direito, também ressaltou a possibilidade de contato com servidores e magistrados na sede do Tribunal. Para ele, essa vivência prática pode impactar positivamente na formação jurídica, aproximando os estudantes da realidade do sistema judiciário e ampliando suas perspectivas profissionais.
“A visita é muita enriquecedora. Temos um olhar mais amplo de como funciona a Justiça. Isso dá um acréscimo ao que aprendemos na parte teórica e orienta a escolha profissional.”
Visitantes com a desembargadora federal Gabriela Araújo
O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” reafirma o compromisso da Justiça Federal com a transparência, a educação e a formação de futuros profissionais do Direito. A visitação é aberta ao público. Os interessados devem efetuar inscrição no site do Tribunal.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 40 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br