Filósofo abordou a política, a justiça e o sentido em tempos de exaustão moral
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) realizou, no dia 5 de novembro, a palestra “O judiciário, o sagrado e a ilusão da felicidade: política, justiça e sentido em tempos de exaustão moral”. O evento, presencial e destinado ao público em geral, contou com a presença do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.
A diretora da Emag, desembargadora federal Marisa Santos, abriu o encontro e saudou os participantes.
Luiz Felipe Pondé (Fotos: Acom/TRF3)
Luiz Felipe Pondé tratou de temas que atravessam a história da humanidade, abordando conceitos como consciência humana e inteligência artificial (IA).
O palestrante, baseando-se nos pensamentos do filósofo norueguês Peter Wessel Zapffe, citou as quatro estratégias utilizadas pelos seres humanos para escapar da consciência, considerada um sofrimento. Seriam elas, o isolamento (ignorar os problemas existenciais), a ancoragem (criar ou aceitar valores e crenças fixos para dar sentido à vida), a distração (manter-se ocupado com trivialidades) e a sublimação (canalizar a angústia da existência para a produção cultural).
Público assiste palestra
Ele discorreu sobre a exaustão moral e mencionou que uma das causas para o estado seria o avanço da tecnologia, principalmente no âmbito da informação.
“A produção em massa de narrativas distintas sobre o que é o bem e o mal, o certo e o errado leva ao homem a sensação de não conseguir se basear em nenhum critério absoluto”, afirmou o filósofo.
Por fim, Pondé abordou os tópicos violência, poder e relações humanas.
O evento foi dirigido por Marisa Santos e coordenado pelo desembargador federal David Dantas, que foi o debatedor.
David Dantas, Luiz Felipe Pondé e Marisa Santos
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 69 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br