TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

14 / novembro / 2025
Alunos de Itaquaquecetuba/SP recebem certificado de conciliadores mirins no TRF3  

Estudantes participam do projeto “De pequeno é que se aprende a conciliar”, vencedor de prêmio do CNJ 

O Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Gabcon/TRF3) e a Central de Conciliação da Justiça Federal de São Paulo (Cecon/SP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba/SP, realizaram, no dia 13 de novembro, cerimônia de entrega de certificados do projeto “De pequeno é que se aprende a conciliar”, no átrio do edifício sede da Corte. 

Na ocasião, 50 alunos de escolas municipais de Itaquaquecetuba tornaram-se conciliadores mirins. 


Presidente do TRF3 recepciona alunos de Itaquaquecetuba e Sefras Peri (Fotos: Acom/TRF3) 

O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, elogiou o desempenho e a dedicação dos estudantes durante o aprendizado, além do papel dos educadores ao longo de todo o processo. 

“Com o coração pleno de alegria e esperança, espero que vocês levem as lições aprendidas não somente para a escola, mas também para a vida.” 

A coordenadora substituta do Gabinete da Conciliação, desembargadora federal Ana Iucker, destacou a oportunidade de duas comunidades poderem se reunir e trocar experiências de vida relacionadas às atividades desenvolvidas por cada instituição. 


Público na cerimônia de entrega de certificados 

“Para as crianças, identificar um semelhante tocando um instrumento, recebendo diploma de conciliar, é fantástico. A nossa conciliação é demais!” 

O coordenador da Cecon/SP, juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, contou um pouco do histórico da iniciativa, que começou com quatro escolas e recebeu o prêmio “Conciliar é legal”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria Instrutores de Mediadores e Conciliadores.  

“Em 2025, houve a expansão do projeto. As crianças aqui presentes entraram no projeto e aprenderam as ferramentas e técnicas de conciliação”, ressaltou o magistrado. 

A secretária municipal de Educação, professora Maria Cristina Perpétuo, enfatizou o privilégio de estabelecer parceria com o TRF3. 


Carlos Muta entrega certificado a estudante de Itaquaquecetuba 

“Somos o primeiro município a participar deste projeto e já estamos com a segunda turma de conciliadores mirins. Isso significa a aproximação da Justiça com a educação pública, o que é fundamental para o benefício da sociedade”, pontuou a educadora. 

A diretora da Casa de Projetos Educacionais Paulo Freire, professora Paula Severina da Silva, evidenciou o caráter pedagógico da iniciativa. 

“Por meio do programa, nós trabalhamos a cultura de paz, com as crianças aprendendo a resolver os seus conflitos na escola e fora dela.” 

A conciliadora da Cecon/SP, Rosane Sanches Antunes, idealizadora do projeto, não imaginava a grandiosidade da ação.  

“Nós estamos criando possibilidades para essas crianças transformarem o futuro e se tornarem adultos emocionalmente inteligentes”, concluiu. 

Apresentações das escolas 

Durante o evento, os alunos das escolas de Itaquaquecetuba apresentaram uma canção com o tema conciliação. Com o refrão “Conciliar é a melhor solução, se você pensa em brigar, eu vou te falar não faça isso não”, as crianças executaram uma coreografia que encantou a todos os presentes.  


Estudantes de Itaquaquecetuba apresentam canção com tema da conciliação 

Após a entrega dos diplomas, 15 adolescentes do Centro de Convivência Criança e Adolescente do Jardim Peri Alto (CCA Sefras Peri) realizaram uma apresentação musical com instrumentos de percussão. 


Adolescentes do Sefras Peri se apresentam no TRF3 

Ao final, os dois grupos se juntaram em uma performance espontânea, carregada de alegria e muita animação.  

Lorena de Andrade Santos, 10 anos, falou da sensação de estar no Tribunal pela primeira vez e participar do projeto.  

“Eu me sinto diferente. É tudo muito novo. Eu agradeço a todos que sempre me apoiaram”, disse emocionada. 

Gilson Martins da Cruz Neto, 9 anos, contou que as lições de conciliação ajudaram no dia a dia da sala de aula.  

“Eu estou resolvendo as brigas. Eu estou separando. Agora está muito mais legal a minha escola.” 


Alunos de Itaquaquecetuba e Sefras Peri 

A coordenadora do Sefras Perfeita Alegria - Peri, Ângela Assis, destacou a interação espontânea e tranquila entre as turmas de estudantes. Ela também mencionou o valor de estar em um local representativo do Poder Judiciário. 

“A maioria dos adultos da periferia não conseguem entrar aqui porque aprenderam que não é um lugar de acesso. E essas crianças estão fazendo isso desde cedo. Então, quando eles se tornarem adultos, eles vão falar: aqui é um espaço que eu posso adentrar”, afirmou. 

“De pequeno é que se aprende a conciliar” 

O projeto visa promover a cultura da paz e do diálogo entre estudantes, incentivando a formação de futuros conciliadores e mediadores comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa. 


Alunos de Itaquaquecetuba exibem certificado de do projeto “De pequeno é que se aprende a conciliar 

Sefras Peri 

O Sefras Peri está localizado no Jardim Peri Alto, na zona norte de São Paulo. A instituição atende 120 crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, no contraturno escolar. São oferecidas refeições, oficinas culturais e passeios, rodas de conversa e atividades com as famílias e a comunidade. 

O TRF3 mantém parceria com a organização social em campanhas de Páscoa, Inverno e Natal. 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin  
JFSP: InstagramFacebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 33 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br