Publicação reúne exposições realizadas na primeira edição do Programa STJ na Academia
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou uma obra reunindo as apresentações orais de professores da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sobre a figura do amicus curiae, realizadas durante a primeira edição do "Programa STJ na Academia", em 19 de maio de 2025.
O livro compila as exposições com um Painel BI desenvolvido pela Corte, permitindo a docentes e estudantes o acompanhamento quantitativo e qualitativo, em tempo real, dos intervenientes admitidos como amicus curiae.
A publicação aborda, nas perspectivas acadêmica e do Tribunal, a importância do instituto e os eventuais desvios em seu uso, especialmente quando o interveniente abandona o papel de colaborador da Justiça e passa a atuar como advogado de uma das partes, gerando desequilíbrio de forças no processo.
Amicus curiae é uma expressão latina que significa amigos da Corte e é utilizada para designar o terceiro que ingressa no processo com a função de fornecer subsídios ao órgão julgador.
O "Programa STJ na Academia" tem o objetivo de aproximar o Tribunal da comunidade jurídica de diferentes regiões do país. O programa prevê visitas de ministros às principais faculdades de direito de todo o Brasil para discutir com professores e estudantes temas jurídicos de relevância prática e técnico-científica para o tribunal.

Com informações do STJ
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 38 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br