Magistrados conheceram as instalações do Museu da Imigração Japonesa
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, e os desembargadores federais Antonio Morimoto e Consuelo Yoshida se reuniram, no dia 19 de janeiro, com representantes da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).
Na ocasião, os magistrados conheceram o Museu da Imigração Japonesa, no bairro Liberdade, em São Paulo/SP. O espaço é mantido e administrado pelo Bunkyo desde 1978 e visa preservar e divulgar a trajetória dos imigrantes nipônicos no país.
“Foi uma experiência única. Uma oportunidade de festejar os princípios da união, da fraternidade, da cooperação e da diversidade entre os povos, tão relevantes para a efetivação da justiça”, enfatizou Carlos Muta.
Lídia Reiko Yamashita, Carlos Muta, Consuelo Yoshida e Jorge Yamashita
O encontro contou com a presença do presidente do Bunkyo, Roberto Yoshiro Nishio; da quarta vice-presidente e presidente da Comissão de Administração do museu, Lídia Reiko Yamashita; do sétimo vice-presidente, Carlos Kendi Fukuhara; e de Jorge Yamashita do conselho deliberativo.
Consuelo Yoshida, Antonio Morimoto e Carlos Muta em frente à maquete do Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil
Museu
O acervo permanente do museu, que ocupa três pavimentos, é composto por painéis, fotos, documentos, vídeos interativos, maquetes, livros e jornais que retratam a história do Japão e da imigração japonesa no Brasil até a atualidade.
Ainda estão expostos utensílios que os japoneses usavam no cotidiano; instrumentos de trabalho na agricultura; objetos artísticos e culturais como leques, arandelas, quimonos, espadas, armaduras de samurais; além da cabana do imigrante japonês.
Há também um espaço destinado à cultura pop e uma sala de atividades, onde os visitantes podem escrever com a caligrafia japonesa e aprender o origami, arte japonesa de dobrar papel.
Magistrados e membros do Bunkyo
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 35 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br