TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

21 / janeiro / 2026
Desembargadores federais se reúnem com representantes da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social  

Magistrados conheceram as instalações do Museu da Imigração Japonesa 

 O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, e os desembargadores federais Antonio Morimoto e Consuelo Yoshida se reuniram, no dia 19 de janeiro, com representantes da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). 

Na ocasião, os magistrados conheceram o Museu da Imigração Japonesa, no bairro Liberdade, em São Paulo/SP.  O espaço é mantido e administrado pelo Bunkyo  desde 1978  e visa preservar e divulgar a trajetória dos imigrantes nipônicos no país.   

“Foi uma experiência única. Uma oportunidade de festejar os princípios da união, da fraternidade, da cooperação e da diversidade entre os povos, tão relevantes para a efetivação da justiça”, enfatizou Carlos Muta.   


Lídia Reiko Yamashita, Carlos Muta, Consuelo Yoshida e Jorge Yamashita 

O encontro contou com a presença do presidente do Bunkyo, Roberto Yoshiro Nishio; da quarta vice-presidente e presidente da Comissão de Administração do museu, Lídia Reiko Yamashita; do sétimo vice-presidente,  Carlos Kendi Fukuhara; e de Jorge Yamashita do conselho deliberativo.   


Consuelo Yoshida, Antonio Morimoto e Carlos Muta em frente à maquete do Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil 

Museu  

O acervo permanente do museu, que ocupa três pavimentos, é composto por painéis, fotos, documentos, vídeos interativos, maquetes, livros e jornais que retratam a história do Japão e da imigração japonesa no Brasil até a atualidade.  

Ainda estão expostos utensílios que os japoneses usavam no cotidiano; instrumentos de trabalho na agricultura; objetos artísticos e culturais como leques, arandelas, quimonos, espadas, armaduras de samurais; além da cabana do imigrante japonês.    

Há também um espaço destinado à cultura pop e uma sala de atividades, onde os visitantes podem escrever com a caligrafia japonesa e aprender o origami, arte japonesa de dobrar papel. 

  
Magistrados e membros do Bunkyo 

 Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

 Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:     

 TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin   
JFSP: InstagramFacebook e Twitter   
JFMS: Instagram e Facebook  

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 35 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br