TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

04 / agosto / 2026
TRF3 participa de fóruns que reforçam atuação estratégica da auditoria interna 

Encontros em Brasília reuniram especialistas para discutir inovação, inteligência artificial, gestão de riscos e fortalecimento da área no setor público 

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) participou, entre os dias 27 e 30 de julho, em Brasília/DF, de dois dos principais eventos nacionais voltados ao fortalecimento da auditoria interna pública: o Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário – Edição 2026 e o 13º Fórum Brasileiro da Atividade de Auditoria Interna Governamental. 

O Fórum Permanente de Auditoria foi realizado de 27 a 29 de julho no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reuniu profissionais de tribunais de todo o país para debater tendências, desafios e boas práticas da área. 

Na quinta edição, o encontro abordou temas como Auditoria 4.0, inteligência artificial, riscos emergentes, segurança da informação, proteção de dados, riscos psicossociais, desenvolvimento da maturidade das unidades de auditoria e aprimoramento da qualidade dos trabalhos. 

Na abertura, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Edson Fachin, destacou, em mensagem aos participantes, a transformação do papel da auditoria interna no Judiciário. Segundo ele, a atividade deixou de atuar apenas “na verificação de conformidade para se consolidar como instrumento de apoio à tomada de decisões”, contribuindo “para a eficiência administrativa, a gestão de riscos e a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade, além de favorecer uma cultura institucional orientada pela responsabilidade, pela ética e pela busca da excelência”. 


Integrantes do Comitê SIAUD-Jud homenageados no Fórum (Fotos: Luiz Silveira/CNJ) 

Nesse contexto, a auditoria interna contemporânea não se limita à verificação de regularidade dos atos administrativos. Com independência e objetividade, avalia os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos. Produz também informações relevantes para a tomada de decisões e oferece serviços de avaliação e consultoria. Essa atuação não substitui as responsabilidades dos gestores, mas oferece análises, orientações e recomendações que contribuem para o alcance dos objetivos institucionais. 

A programação do Fórum incluiu a apresentação de iniciativas concorrentes ao Prêmio Auditoria Geração de Valor 2026, distribuídas nos eixos de inovação tecnológica, transformação digital, eficiência administrativa e desburocratização de processos. Os participantes acompanharam ainda os resultados do projeto-piloto da Rede Aprimora-Aud, prática destinada ao desenvolvimento da maturidade e ao fortalecimento da qualidade das unidades de auditoria interna do Poder Judiciário. 

Reconhecimento à participação do TRF3 

Representaram o Tribunal o diretor da Secretaria de Auditoria Interna (SAUD), Thales Fernando de Campos Pissolato; a supervisora da Seção de Auditoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Dina Mendes de Azevedo; e a supervisora da Seção de Auditoria de Gestão de Pessoas, Cristiane Oliveira Santana. 

No evento, Thales Pissolato também integrou o grupo de trabalho do Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud), responsável pela organização do Fórum e pela avaliação das práticas inscritas no Prêmio Auditoria Geração de Valor. 

Durante o encontro, o secretário de Auditoria Interna do CNJ, juiz Felipe Berkenbrock Goulart, homenageou os integrantes do Comitê pelos serviços prestados ao colegiado. O reconhecimento evidencia a contribuição do TRF3 para o fortalecimento, a integração e o desenvolvimento da auditoria interna em todo o Poder Judiciário. 

“Essa participação amplia nossa capacidade de compreender riscos emergentes, incorporar boas práticas e apoiar a Administração com análises cada vez mais qualificadas. A auditoria interna gera valor quando combina independência, rigor técnico e diálogo construtivo, sempre orientada aos objetivos institucionais e à melhoria dos serviços prestados à sociedade”, afirmou Thales Pissolato. 


Thales Pissolato recebe homenagem do juiz Felipe Berkenbrock 

Integração entre órgãos de controle 

Nos dias 29 e 30 de julho, a equipe do TRF3 participou do 13º Fórum Brasileiro da Atividade de Auditoria Interna Governamental, promovido pelo Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno da União (Dicon) e organizado, nesta edição, pela Controladoria-Geral da União (CGU). 

O evento reuniu representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de instituições que integram as funções essenciais à Justiça, para compartilhar experiências e iniciativas voltadas ao fortalecimento do controle e da auditoria interna governamental. 

Entre os temas debatidos estiveram o uso responsável da inteligência artificial e a interação entre auditores e agentes de IA; o desenvolvimento de competências profissionais nos Três Poderes; os desafios, resultados e perspectivas da implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM); as transformações tecnológicas na auditoria de atos de pessoal; e o papel da auditoria interna e do controle interno nas Auditorias Anuais de Contas. 

A participação nos dois fóruns integra o Plano Anual de Capacitação de Auditoria de 2026 do TRF3, que reconhece esses encontros como espaços estratégicos para alinhamento de metodologias, uniformização de entendimentos, intercâmbio de experiências e adoção de boas práticas e modelos de referência aplicáveis ao setor público. 

Os conhecimentos compartilhados deverão contribuir para o aprimoramento das atividades desenvolvidas pela SAUD em áreas como tecnologia da informação e comunicação, gestão de pessoas, auditoria de contas, precatórios e ações coordenadas no Poder Judiciário. 

Com a presença nos eventos, o TRF3 reafirma seu compromisso com a qualificação contínua de seus profissionais e com uma auditoria interna independente, inovadora e orientada à geração de valor, ao fortalecimento da governança e à melhoria dos serviços prestados à sociedade. 

Saiba mais  

 

Com informações da Secretaria de Auditoria Interna (SAUD) do TRF3 e do CNJ 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:      

TRF3: Instagram, Facebook e Linkedin        
JFSP: Instagram e Facebook        
JFMS: Instagram e Facebook     

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 41 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br