Notícias: Notícia

FÓRUM FEDERAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS RECEBE O NOME DESEMBARGADOR JEDIAEL GALVÃO MIRANDA

Solenidade promovida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região homenageia desembargador federal Jediael Galvão Miranda, exemplo de magistrado e cidadão

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, realizou na última sexta-feira, dia 26, solenidade de nominação do Fórum Desembargador Federal Jediael Galvão Miranda, na 3ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, no município de São José dos Campos.

Em nome dos advogados de São José dos Campos discursou o advogado Luiz Carlos Pegas. Ele contou que Jediael gozava de prestígio com a classe dos advogados, sendo considerado pessoa de ouro que dignificava o convívio na cidade e que possuía o perfil de magistrado definido por Rui Barbosa, como "aquele que tem muito de heróico em si mesmo, na pureza imaculada, e na plácida rigidez, que a nada se dobra, e nada teme, senão a outra justiça, assente, cá embaixo, na consciência da população, e culminante, lá em cima, no juízo final”.

O Procurador Regional da República Marcelo Moscogliato falou sobre a pessoa especial para a comunidade que era Jediael, honesto e dedicado e louvou a iniciativa do Tribunal "por escolher o nome de um homem de bem para dar nome ao Fórum, porque um homem de bem partiu e fará muita falta para a comunidade", afirmou.

O juiz federal Fernando Mattos, presidente da Ajufe, ressaltou que Jediael foi diretor da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Ajufe, sempre atuante, amigo de todos, e lembrou os trabalhos que fazia sempre alegre e mantendo a calma nas piores situações. “Queremos perpetuar o nome deste grande magistrado que era o Jediael, e que deixa em todos nós uma marca profunda de magistrado e amigo. As pessoas no futuro irão perguntar, quando entrarem neste fórum, quem foi Jediael. Foi muito amigo, magistrado exemplar que defendia as boas causas da justiça e as boas causas da cidadania”, ressaltou.

O deputado federal Arnaldo Fária de Sá testemunhou o trabalho e a luta de Jediael, não só enquanto magistrado, mas como representante da Justiça em favor do jurisdicionado. "É uma lacuna impreenchível", frisou. Destacou a paciência de Jediael em continuar insistindo, perquirindo, correndo e pedindo, nunca para ele, mas para a justiça como um todo. Cumprimentou a desembargadora federal Marli Ferreira pela justa, digna e correta homenagem.

Fé, caráter reto e honradez

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, iniciou seu discurso afirmando: "O que se espera é que este Fórum, seus servidores e magistrados dediquem testemunho à virtude de Jediael, sua simplicidade, modéstia, marca de seu caráter e, sobretudo, o seu amor para a Subseção Judiciária de São José dos Campos, onde iniciou sua trajetória de magistrado vitorioso".

Destacou as lições de vida exemplar que Jediael Galvão Miranda deixou, como por exemplo, a inesgotável capacidade de aconselhamento, sinceridade, simplicidade, amizade, um interlocutor de boa vontade e propôs uma reflexão sobre a vida e seus valores, sobre o papel dos homens e das escolhas que fazem diante de uma vida finita: "Essa homenagem nos leva a refletir sobre o nosso papel, e a olhar para dentro de nós mesmos procurando respostas para o caminho a seguir".

"Viver é ver-se a si mesmo", disse a presidente Marli Ferreira. "Somos responsáveis por nossas vidas e devemos viver de modo útil para a sociedade e para todos os que nos cercam. O meu dever e o seu dever devem estar voltados para servir ao próximo e para a realização da missão para a qual Deus nos colocou onde nós estamos", completou a desembargadora federal. "A vida deve ser vivida com integridade de caráter, de ações e de responsabilidade no cumprimento de nosso dever".

Citou trecho bíblico em que Jesus faz um contraponto entre o bem e o mal, o certo e o errado: "O ladrão vem para matar, roubar e destruir, e eu vim para que tenham vida e vida em abundância", ressaltando que é reconfortante saber que alguém cuida de nós a cada dia e nos dá a abundância e a plenitude da vida. Afirmou que o desembargador federal Jediael Galvão Miranda possuía essa vida plena e abundante decorrente da fé em um Deus soberano.

Por último desejou: "Que o nome de Jediael seja lembrado por todos os que adentrarem o Fórum de São José dos Campos e que cada qual possa lembrar-se da fé que alimentava a esperança em seu coração, e da vida plena e abundante decorrente de um caráter reto e da honradez".

Após os discursos foi transmitido um vídeo em homenagem ao desembargador federal Jediael Galvão Miranda.

O evento aconteceu na Avenida Cassiano Ricardo, 521, e contou com a presença de diversas autoridades, civis e militares, entre elas, a presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadora federal Silvia Goraieb, representando os presidentes dos TRFs; o prefeito Eduardo Cury, de São José dos Campos; os desembargadores federais: Suzana Camargo, vice-presidente, Carlos Muta, Newton De Lucca, Cecília Marcondes, Roberto Haddad, Walter do Amaral, Antonio Cedenho, o juiz federal Renato Barth Pires, diretor da Subseção de São José dos Campos, a viúva de Jediael, Maria Inês dos Santos Miranda, os pais de Jediael, senhor Gidálio Souza Miranda e dona Benildes Galvão Miranda, seu filho Társis, entre outros.

A solenidade foi encerrada no hall de entrada do fórum, com o descerramento da placa comemorativa à nominação do Fórum.

Assista ao vídeo em homenagem ao desembargador federal Jediael Galvão Miranda, transmitido na solenidade, clicando no link: http://www.trf3.jus.br/noticias/anexo.php?id_anexo=218

 Ana Carolina Minorello - TRF3  

 1 - Fachada do Fórum de São José dos Campos com o nome do desembargador federal Jediael Galvão Miranda

2 - A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, ao lado de Maria Inês dos Santos Miranda, esposa do homenageado

3 - Autoridades e familiares acompanham o vídeo em homenagem ao desembargador federal Jediael Galvão Miranda

4 - Presidente do TRF3, desembargador federal Marli Ferreira, descerra a placa com o novo nome do Fórum de São José dos Campos

Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1192 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010