Notícias: Notícia

TRF3 REALIZA MUTIRÕES PARA RESOLVER DÍVIDA DA CASA PRÓPRIA

Esta semana acontece mais uma rodada de audiências de conciliação de processos envolvendo o SFH

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por meio do Gabinete da Conciliação, está realizando audiências de conciliação em processos envolvendo o Sistema Financeiro da Habitação (SFH), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nesta semana, de 17 a 21 de outubro, mais de 300 processos relacionados à aquisição da casa própria estão na pauta de conciliação e os mutuários terão a oportunidade de finalizar ou renegociar suas dívidas com a Caixa Econômica Federal e com a Empresa Gestora de Ativos (Emgea).

Ontem, 20/10, o mutirão recebeu a visita do juiz federal Gilberto Jordan, em auxílio à Presidência do TRF3, e do juiz federal Ávio Novaes, representando o CNJ. Os juízes foram verificar o andamento das audiências de conciliação.

“A nossa esperança é superar o índice que estamos trabalhando aqui em São Paulo que atualmente é em torno de 50%. A nossa meta é suplantar esse índice e alcançar pelo menos 70%”, argumenta o juiz federal Ávio Novaes. Segundo ele, para atingir esse percentual, deverá ser ampliado o sistema de convocação dos mutuários: “Nós já estávamos trabalhando com os telegramas, com os oficiais de justiça, e agora estamos acrescentando os telefonemas”.

Segundo o juiz federal Gilberto Jordan, que está em substituição ao coordenador do Gabinete da Conciliação, em uma regra geral, os acordos estão sendo muito favoráveis ao mutuário. “Gostaríamos de conclamar a todos os mutuários que compareçam e ouçam as propostas, porque elas realmente estão sendo bem vantajosas e, com isso tudo, assegurar a casa própria, que é um dos grandes fatores de instabilidade na vida das famílias. Então, que venham para obter melhores informações, que é muito importante resolver essas questões que estão há muitos anos pendentes e que, às vezes, vão possibilitar uma solução bastante oportuna para o mutuário”, afirma o juiz federal Gilberto Jordan.

No mutirão desta semana, o militar Roberson Ignácio conseguiu renegociar a sua dívida. Ele comprou um imóvel em 2001: “Fiquei um tempo sem pagar, virou uma bola de neve e acabou atrapalhando tudo, foi o que se deu essa situação e que graças a Deus resolveu agora”. O mutuário conseguiu através da conciliação aumentar o prazo para o pagamento da dívida, que será de 180 meses com prestações de R$ 973,00. “Eu achei que o pessoal do Fórum está envolvido em querer ajudar o mutuário, pelo empenho que vi aqui eu gostei, foi legal”, finaliza o militar.

Para o mutuário que tem um processo em trâmite da Justiça Federal da 3ª Região e tiver interesse em participar de uma audiência de conciliação, basta encaminhar um e-mail para concilia@trf3.jus.br
e pedir para que verifiquem a possibilidade de inclusão de seu processo.

Fotos: Wellington Campos/ ACOM/ TRF3

 


Ana Cristina Eiras
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1037 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010