Notícias: Notícia

“CONCILIAR É LEGAL” DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA PREMIA TRF3


Tribunal foi o vencedor na categoria “Justiça Federal” com duas práticas
adotadas na pacificação de conflitos

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) foi premiado em duas categorias do III Prêmio Conciliar é Legal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prêmio foi entregue em cerimônia ocorrida no CNJ em Brasília no dia 11 de dezembro. Estiveram presentes na cerimônia, o desembargador federal presidente do TRF3, Newton De Lucca e a desembargadora federal, coordenadora do Programa de Conciliação da 3ª Região, Daldice Santana.

O Tribunal venceu com as práticas implantadas na Justiça Federal da 3ª Região, sendo a primeira a “conciliação pré-processual”, trabalho que dá as partes uma alternativa de prestação jurisdicional célere e econômica para a solução de seus litígios (conflitos), antes que a disputa torne-se, de fato, um processo judicial. A segunda prática foi premiada pelo trabalho desenvolvido na Central de Conciliação da Justiça Federal de Campo Grande, instalada em campus universitário, onde já se promove, em âmbito educacional, a cultura da pacificação de conflitos.

A cerimônia premiou juízes e tribunais que contribuíram para o fortalecimento da prática da conciliação no Judiciário brasileiro. O prêmio é uma escultura criada pelo artesão paranaense Luiz Gagliastri, feita de bronze e alumínio. De acordo com o artista, a peça representa a harmonia que deve imperar durante o momento da conciliação. “Do lado direito há uma figura masculina; do outro, a forma feminina. Entre os dois, em bronze, está a cabeça afilada de um conciliador. A conciliação entre os seres humanos é um momento que requer harmonia”, explica o escultor.

Durante a cerimônia de entrega do prêmio, o coordenador do Movimento pela Conciliação do CNJ, conselheiro Neves Amorim, apresentou o balanço da Semana Nacional de Conciliação, que este ano alcançou índice de 52% de acordos, superando o índice de 2011 (48%). “Foi um sucesso absoluto; foram R$ 744 milhões em valores financeiros e um número de acordos que reforça nossa crença no fortalecimento da conciliação, ano a ano”, disse o conselheiro.

O prêmio Conciliar é Legal faz parte da Semana Nacional de Conciliação, que no ano de 2012 ocorreu entre os dias 7 e 14 de novembro. Acesse também a notícia veiculada no CNJ, clicando aqui.

Assessoria de Comunicação Social
com informações do CNJ

foto: CNJ
Legenda: Presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca (à esquerda) recebe estatueta do prêmio.


 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 3276 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010