XII EDIÇÃO DO BENCHMARKING BRASIL DESTACA PROJETOS NA CATEGORIA DE RECURSOS HÍDRICOS

TRF3 fornece apoio institucional ao projeto por meio da sua Comissão de Gestão Ambiental

Na última quarta-feira (4/6), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) abrigou a entrega da premiação Benchmarking Brasil, revelando o ranking das melhores práticas de sustentabilidade do país, no qual 15 especialistas avaliaram quase 80 cases inscritos.

A ambientalista idealizadora do programa, Marilena Lavorato, destaca que essa edição registrou seis modelos gerenciais selecionados pelo júri técnico na categoria de recursos hídricos e efluentes.

O primeiro lugar na categoria empresa coube ao Movimento Cyan-Projeto Bacias Gama, da Ambev. Sua representante, Simone Veltri Pacheco, gerente de Relações Socioambientais da empresa, explica que o objetivo do projeto é preservar e recuperar bacias hidrográficas de diversos locais do Brasil. O projeto foi lançado em 2010, teve quatro anos de duração. Sofreu uma grande avaliação no dia mundial da água, em 2014, quando foi bastante celebrado, e recebeu o prêmio Benchmarking na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A representante da Ambev recebeu a premiação pelas mãos da desembargadora federal Consuelo Yoshida, presidente da Comissão de Gestão Ambiental do TRF3. A magistrada assinala que os projetos relacionados à água foram os que mais lhe chamaram a atenção. Os projetos premiados abrangem diversos municípios e diversas pessoas. Ela destacou, além do trabalho da Ambev, o da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-Sabesp, com o programa “Se Liga na Rede”, destinado a promover a ligação gratuita da rede de esgoto dentro das casas de 192 mil famílias, beneficiando mais de 800 mil pessoas. O programa da Sabesp foi premiado em segundo lugar na categoria empresa.

Além de entregar o prêmio à Ambev, a desembargadora federal Consuelo Yoshida efetuou também a entrega do prêmio ao primeiro lugar na categoria pessoas, que coube à família Schürmann, diretora do Instituto Kat Schürmann, entidade sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, que desenvolve pesquisas e implementa programas de educação ambiental. Após viajar 20 anos pelo mundo em um veleiro, a família explica que sentiu a necessidade de colaborar de forma mais efetiva com a valorização do meio ambiente marinho.

Heloísa Schürmann relata que no verão o instituto desenvolveu um projeto de limpeza das praias. “Alunos das escolas públicas e privadas vão com panfletos e sacos já apropriados, durante a alta temporada e explicam aos turistas como jogar um simples palito de sorvete na praia vai danificar o meio ambiente”. O projeto se chama “Limpa Verão” e recruta estudantes que estão habituados a frequentar as praias onde atuam, orientando as barracas e turistas.

Consuelo Yoshida declara que o apoio institucional que o TRF3 dá à premiação do Benchmarking Brasil, cedendo espaço para a realização do evento, é uma parceria que contribui para a formação de uma imagem positiva do tribunal. “São só práticas elogiáveis, dignas de serem disseminadas, premiadas e reconhecidas”.

Após a certificação, as práticas premiadas passam a integrar o maior banco digital de livre acesso do país, onde estão disponíveis para consulta, visando promover o compartilhamento e o intercâmbio de ações socioambientais.

 

Fotos: Ana Carolina Minorello/ ACOM/ TRF3

 1- Autoridades assistem à entrega do prêmio;

2 - Desembargadora federal Consuelo Yoshida;

3- David Schürmann; Heloísa Schürmann, vencedores do prêmio na categoria "Pessoas", e desembargadora federal Consuelo Yoshida;

4- Desembargadora federal Consuelo Yoshida;

5- Marilena Lavorato, ambientalista e idealizadora do prêmio;

6- Heloísa Schürmann;

7- Robson Miguel, violonista e ambientalista com foco na cultura indígena;

8- Certificações entregues aos vencedores do prêmio;

9- Coral que animou a cerimônia de premiação;

10- Obra de arte feita com material reciclável



Assessoria de Comunicação
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1456 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Torre Sul - Bela Vista
01310-936 - São Paulo - SP
PABX: (11) 3012-1000
Horário de atendimento das 9h às 19h