Notícias: Notícia

“TRF3 DE PORTAS ABERTAS" RECEBE 25 PARTICIPANTES EM NOVO FORMATO DE VISITAS

Os visitantes conheceram a Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo e o Tribunal

Com a finalidade de mostrar o funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região, no dia 28 de agosto, o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), em conjunto com a Subseção Judiciária de São Paulo, recebeu 21 alunos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera da cidade de Taboão da Serra (SP) e quatro cidadãos, iniciando o novo modelo de visitas monitoradas do “Projeto TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã".

Antes, a visitação era realizada por estudantes no Tribunal. A partir de agora, os participantes conhecem também a Justiça Federal de 1.º Grau. Outra inovação é que o projeto  passou a ser aberto a todo cidadão interessado em saber como funciona a Justiça Federal da 3.ª Região, que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Desembargador Federal Fausto De Sanctis, Ouvidor-Geral do TRF3 e idealizador do novo formato, a finalidade da mudança é mostrar aos participantes uma visão estrutural mais ampla, para acompanharem toda a evolução dos atos processuais, desde o início até a chegada à instância superior.

“O objetivo é oferecer a estudantes e interessados um conhecimento mais abrangente da Justiça”, afirmou o Ouvidor-Geral.

Edilson dos Santos, estagiário de Direito, tinha vontade de conhecer o Tribunal e fez inscrição por meio do site. Ele exaltou a iniciativa de abrir ao público a participação no projeto. “Proporcionar esse contato é uma atitude louvável, moderna e inclusiva”, destacou.

Já o Professor Francisco Nelson de Alencar Junior, coordenador do curso de Direito da Anhanguera, elogiou a proposta ressaltando a importância de os alunos conhecerem um pouco da rotina das duas instâncias.

Fórum Criminal da Justiça Federal em São Paulo

A visita foi iniciada no Fórum Criminal de São Paulo. A Juíza Federal Louise Vilela Leite Filgueiras Borer, da 8.ª Vara Criminal de São Paulo, recepcionou os participantes e junto com os servidores Cleber José Guimarães, Diretor da 8.ª Vara Criminal, e Heloísa Cristina Pereira da Silva Rimola, Diretora da 4.ª Vara Criminal, explicaram o passo a passo da tramitação processual. Os visitantes tiveram contato com processos, manusearam os autos e tiraram dúvidas.

Para a Juíza Federal, receber os participantes foi uma experiência interessante e gratificante. “Uma oportunidade de mostrar o dia a dia do Juiz para a sociedade, para eles verem como é feita a Justiça, todo o trâmite até se chegar a uma decisão judicial“, completou.

Em seguida, eles assistiram a uma audiência realizada pela Juíza Federal Barbara de Lima Iseppi, da 4.ª Vara Criminal de São Paulo. Ela explicou toda a sequência de atos processuais, além de relatar suas experiências.

TRF3

Na outra etapa da visita, os estudantes estiveram no TRF3, assistiram a um vídeo institucional e outro sobre Sessão de Julgamento da 11.ª Turma.

Em seguida, o Juiz Federal Victorio Giuzio Neto, da 24.ª Vara Cível de São Paulo, fez uma palestra explicativa sobre a carreira e falou da sua vivência como magistrado. Para ele, o projeto aproxima as pessoas do Judiciário.

“O Poder Judiciário tem que abrir as portas para mostrar que não é uma caixa preta, porque os atos são públicos. Isso melhora a imagem do Judiciário, melhora o Judiciário no futuro, melhora as perspectivas dos participantes”, finalizou.

No final, os visitantes estiveram no Plenário, onde a programação foi encerrada. A estudante Karina Varis sentiu-se privilegiada em participar. “Foi relevante conhecer antes o que poderemos fazer no futuro”, afirmou.

De acordo com o professor da Anhanguera Marcelo José Grimone, a visitação proporcionou uma experiência fantástica. “Na sala de aula os estudantes têm contato com a teoria e o Tribunal mostrou como é a prática. Eu recomendo”, complementou.

A instituição, grupo ou pessoa interessada em participar do projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” pode fazer agendamento pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br, colocando no assunto “Agendamento de Visita” e aguardar confirmação.

ACOM/TRF3
"Projeto TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã" em novo formato de visitações 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

*texto atualizado em 03/09/2018

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1796 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010