Notícias: Notícia

SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA (05/11)

Na cidade de São Paulo, serão realizadas mais de 2.300 audiências em busca de acordo

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) participa, de 5 a 9 de novembro, da XIII Edição da Semana Nacional da Conciliação, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com todos os tribunais do país, com o objetivo de disseminar a cultura da paz e do diálogo.

Em São Paulo, a solenidade de abertura será comandada pela Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, e pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, na segunda-feira (05/11), às 10 horas, no 25.º andar da sede do TRF3, localizado à Avenida Paulista, 1.842.

Símbolo da conciliação no Judiciário, a Semana teve, em sua primeira edição, 83.900 audiências agendadas e 46.493 acordos efetuados. No ano passado, foram solucionados de forma consensual mais de 225 mil processos que estavam em tramitação. Foram realizadas 318.902 audiências, das quais 70% resultaram em acordo. O valor dos acordos atingiu o montante de R$ 1,57 bilhão.

Na cidade de São Paulo, durante o evento destes ano, serão realizadas cerca de 2.300 audiências na Central de Conciliação (Cecon-SP) e também no Gabinete da Conciliação do TRF3, coordenado pela Desembargador Federal Paulo Fontes.

Na Cecon-SP, as audiências serão realizadas, entre a segunda-feira (5/11) e a sexta-feira (9/11), em dois períodos:das 9h às 12 h e das 13h às 17 h. No TRF3, estão agendadas cerca de 500 audiências para o último dia do evento.

Além das centenas de audiências que buscam a solução consensual de conflitos, a Cecon-SP promoverá, durante a XIII Semana Nacional da Conciliação, diversos serviços e ações de cidadania, como esclarecimento de dúvidas sobre previdência, consultoria jurídica e palestras sobre educação financeira, inclusão, sustentabilidade e acessibilidade.

As Centrais de Conciliação da Justiça Federal da 3.a Região atuam de forma permanente, atendendo aos cidadãos e promovendo ações de incentivo à autocomposição de litígios e à pacificação social por meio da conciliação, da mediação e de outros métodos de solução consensual de conflitos.

Na cidade de São Paulo, os trabalhos serão concentrados na Praça da República, 299, 1.º andar, centro. As matérias mais comuns envolvem o Instituto Nacional do Seguro Social, a Caixa Econômica Federal e Conselhos de Classe.

“Concilie seu processo”

Na página da internet do Programa de Conciliação da Justiça Federal da 3ª Região é possível encontrar mais informações sobre a Conciliação e solicitar a participação em uma audiência por meio da ferramenta “Concilie seu processo”.
Quem não conseguir fazer parte da 13ª SemanaNacional da Conciliação terá o pedido analisado para futuras pautas de audiências, que ocorrem continuamente nas Centrais de Conciliação.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 444 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010