Notícias: Notícia

JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE SÃO PAULO REÚNE 33 MÃES NO PROJETO INFÂNCIA DE FUTURO

Objetivo é oferecer atendimento e inclusão na sociedade a famílias de crianças com deficiência

O Juizado Especial Federal de São Paulo (JEF/SP) realizou, no dia 9 de novembro, o primeiro encontro do Projeto Infância de Futuro, que tem como objetivo oferecer informações e atendimento, além da prestação jurisdicional, a famílias de crianças com algum tipo de deficiência, como medidas que lhes permitam plena inclusão na sociedade.

O projeto contou com o apoio do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União e das Secretarias Municipais da Educação, da Assistência e Desenvolvimento Social, da Saúde e da Pessoa com Deficiência.

No primeiro encontro, foram convidadas 33 mães de crianças com deficiência que têm ações ajuizadas no JEF/SP. Elas assistiram a um ciclo palestras simples e didáticas, oferecidas gratuitamente por profissionais de diversas áreas.

A psicóloga aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Marlise Scretas, palestrou sobre o papel fundamental das mães e seu vínculo com a criança deficiente.

O médico perito do JEF São Paulo, Roberto Antônio Fiore, abordou a importância do estímulo precoce da criança com deficiência.

Já a Defensora Pública Federal, Camila Taliberti Pereto Vasconcelos, falou sobre Educação e Direitos da criança com deficiência.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência aproveitou a presença das famílias para a aplicação do questionário de mapeamento das necessidades das pessoas com deficiência.

Ao final, as famílias receberam um ofício de encaminhamento ao atendimento especializado da prefeitura, na área de saúde e reabilitação, conforme tratativas com as instituições parceiras.

Para acompanhar as devolutivas das famílias atendidas no projeto, o Ministério Público Federal (MPF) criou um e-mail próprio da instituição, que foi divulgado aos presentes no encontro.

A ideia é que o Projeto Infância de Futuro ocorra com frequência mensal, incluindo novas famílias, a partir de 2019, sob coordenação das Juízas Federais Katia Herminia Martins Lazarano Roncada e Luciane Aparecida Fernandes Ramos.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Com informações do Gabinete da Presidência do JEF/SP

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 803 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010