Notícias: Notícia

FÓRUM FEDERAL DE PRESIDENTE PRUDENTE RECEBE UNIVERSITÁRIOS NO PROJETO “TRF3 DE PORTAS ABERTAS – PARA UMA VISÃO CIDADÔ

Iniciativa faz parte do Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para uma Visão Cidadã", coordenado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal

A 12.ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, em Presidente Prudente/SP, recebeu, no dia 10 de outubro, a primeira visita relativa ao Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para uma Visão Cidadã”, que consiste em uma visita monitorada com o objetivo de apresentar a organização, a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário Federal da 3.ª Região.

Os estudantes de Direito da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE acompanhados pelo Professor Maurício Silveira foram recebidos pelo Diretor do Núcleo de Apoio Regional, José Alessandro Ribeiro, no Fórum Federal de Presidente Prudente, conforme as novas orientações da Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região.

Etapas da Visita

Os participantes visitaram as dependências do Fórum, as Secretarias das Varas e o Juizado Especial Federal. Conheceram as Salas de Audiências, os Gabinetes, a Central de Conciliação, o Protocolo, a Distribuição, a Sala de Videoconferência e demais setores administrativos.

Na Secretaria da 2ª Vara Federal, o Diretor de Secretaria, Vladimir Lúcio Martins, explicou os trabalhos ali desenvolvidos, a forma de processamento dos processos físicos e virtuais, além de ter esclarecido sobre as matérias de competência da Justiça Federal. Os visitantes vivenciaram o ambiente da Secretaria, juntamente com os servidores da Unidade.

Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de participar de duas audiências, uma criminal e outra cível, realizada pelo Juiz Federal da 2.ª Vara Federal, Newton José Falcão. Ao final das audiências, o Magistrado explanou sobre os atos processuais para melhor esclarecimento e compreensão de todos.

O Magistrado ministrou palestra acerca das atividades desempenhadas pelo Poder Judiciário, da Competência da Justiça Federal e das carreiras jurídicas no serviço público federal. Foram exibidos aos visitantes os vídeos institucionais disponibilizados pela Ouvidoria-Geral.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal, é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados em participar do projeto na cidade de Presidente Prudente e região podem obter mais informações pelo e-mail pprude-nuar@trf3.jus.br ou, para agendamento na cidade de São Paulo, acessar o link “Agende uma Visita", no site do TRF3 ou clicando aqui.

Fotos: Acervo Fórum Federal Presidente Prudente
Professor Maurício Silveira (primeiro plano) e alunos na Central de Conciliação 
Professor Maurício Silveira (primeiro à esq.), alunos e o Diretor de Secretaria da 2.ª Vara Federal, Vladimir Lúcio Martins (ao centro com crachá).
Visitantes com o  Diretor de Apoio Regional, José Alessandro Ribeiro (4.º da direita para esquerda)

 

Assessoria de Comunicação do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 656 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010