MINISTRO DIAS TOFFOLI PRESTIGIA LANÇAMENTO DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TRF3

Espaço irá compartilhar experiências inovadoras voltadas ao aprimoramento dos serviços prestados aos cidadãos

A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, lançou, nesta segunda-feira (2/12), o Laboratório de Inovação do TRF3. A solenidade de lançamento, no Fórum Pedro Lessa, em São Paulo, contou com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Dias Toffoli, e de outras autoridades do Poder Judiciário.

O Laboratório de Inovação é um espaço de participação democrática, em que juízes, servidores, operadores do Direito e usuários da Justiça poderão desenvolver e compartilhar experiências inovadoras, voltadas para a melhoria da gestão pública e para o aprimoramento dos serviços prestados à população.

Também prestigiaram o lançamento, o Corregedor Nacional de Justiça e membro do CNJ, Ministro Humberto Martins; a Conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille Gomes; a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região (TRT2), Rilma Aparecida Hemetério; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Carlos Eduardo Cauduro Padin; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Paulo Prazak; a Juíza Assessora da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Maria Rita Rebello Pinho Dias; os Desembargadores Federais Mairan Maia e José Lunardelli, do TRF3; a Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni; a Juíza Federal em Auxílio à Presidência do TRF3, Raquel Fernandez Perrini; o Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Marcelo Mendes; e o Presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e de Mato Grosso do Sul (Ajufesp), Otávio Port.

A Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo explicou que o principal objetivo do laboratório é atender e superar as expectativas do usuário. “A solução é criada em conjunto com atores de vários segmentos, conforme a temática; e as decisões saem mais sólidas, porque repercutem entre as pessoas que irão receber soluções mais eficientes”, afirmou.

A Juíza de Direito Assessora da Presidência do TJSP, Maria Rita Ribeiro Rebello, aprovou o laboratório e aplaudiu a iniciativa de criação do laboratório e informou que o TJ-SP irá inaugurar um espaço semelhante, até o dia 17 de dezembro. “É importante por ser um local de debates.”

O Desembargador Cauduro Padin afirmou que também pretende, em breve, instalar um laboratório de inovação no TRE-SP. “Essas iniciativas são muito boas e vamos nos engajar”, prometeu.

Para a Conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille, o Judiciário brasileiro está vivendo momento de inovação, que começou aqui, em São Paulo. “A criatividade e a motivação estão presentes nos laboratórios para mostrar às pessoas que é possível fazer diferente”, contou.

A Presidente do TRF3 agradeceu a presença de todos e destacou que o laboratório da Primeira Instância já é um sucesso, com resultados muito positivos. “Agradeço ao Ministro Toffoli pelo apoio que sempre dá ao nosso Tribunal, ao Ministro Humberto Martins e à Conselheira Maria Tereza Uille. A palavra motivação é que traduz esse laboratório. O laboratório veio para reacender a disposição de todos para trabalhar e fazer um Judiciário melhor”.

O Ministro Dias Toffoli disse que “o Laboratório é um programa que une o conhecimento institucional, a inovação e a cooperação, com o objetivo de se alcançar a paz, a justiça e a eficiência institucional”.

O Presidente do STF lembrou que a Justiça Federal de São Paulo foi pioneira, com a criação do primeiro laboratório de inovação do Poder Judiciário. Ele acrescentou que a Justiça brasileira foi a primeira do mundo a integrar oficialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a seus procedimentos cotidianos. Por isso, de acordo com o Ministro, ela recebeu cumprimentos do Coordenador Residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic.

O Ministro parabenizou a todos os envolvidos e os conclamou a prosseguir “nessa auspiciosa trajetória por um Judiciário cada vez mais responsável, transparente, eficiente e cidadão”.

ACOM/TRF3
 A Juíza Federal Luciana Ortiz explica o objetivo do laboratório
 Autoridades presentes na inauguração do Laboratório de Inovação do TRF3
 Presidente do TRF3, Therezinha Cazerta
 O Ministro Dias Toffoli prestigiou a solenidade

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1209 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Torre Sul - Bela Vista
01310-936 - São Paulo - SP
PABX: (11) 3012-1000
Horário de atendimento das 9h às 19h