Encontro também tratou da proposta de mudança do Centro de Memória
A Comissão de Gestão de Memória da 3ª Região (Cogem) do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou, em dia 19 de julho, a segunda reunião da equipe e deliberou sobre as próximas ações.
O evento foi conduzido pela coordenadora da Cogem, desembargadora federal Giselle França, e contou com a participação dos membros do grupo e de servidores da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R).
Inicialmente, houve a apresentação da proposta de mudança do Centro de Memória do TRF3. O espaço, destinado à preservação histórica do tribunal, foi inaugurado em fevereiro de 2020 e está localizado no 25º andar do prédio sede, em São Paulo/SP.
A ideia é que o acervo seja transferido para o mezanino do edifício e proporcione um ambiente acessível, adequado, tecnológico e inovador.
“A mudança para o novo espaço é de grande relevância por possibilitar o conhecimento da história e memória da 3ª Região por todos que transitam pelo prédio do Tribunal”, frisou Giselle França.
Participantes da segunda reunião da Cogen (Foto: ACOM/TRF3)
Na sequência, a comissão deliberou sobre as próximas ações da Cogem: a promoção de duas campanhas, uma de conscientização e levantamento do acervo e outra de indicação dos processos relevantes e históricos; a identificação de materiais, objetos e bens imateriais; e a seleção de iniciativa da JF3R para participação do Prêmio CNJ de Memória.
Além disso, os participantes irão priorizar as atividades preparatórias para o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (IV Enam). Em 2024, o evento será realizado na capital paulista e organizado pelo TRF3, Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) e Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP).
“A reunião foi muito produtiva e definimos ações que serão executadas nos próximos três meses, no intuito de divulgar o trabalho realizado e coletar material para que consigamos registrar a memória da 3ª região da forma como ela merece”, concluiu a coordenadora.
Cogem
A comissão foi instituída pela Portaria Pres nº 3.077/2023 e considerou as Resoluções nº 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e nº 714/2021 do Conselho da Justiça Federal (CJF), sobre diretrizes e normas de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário. A Cogem tem por atribuição coordenar a política de Gestão da Memória da JF3R
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
Esta notícia foi visualizada 930 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br