Documento com demandas comuns aos tribunais foi enviado ao CNJ
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) sediou, de 19 a 21 de agosto, o V Congresso Brasileiro dos Serviços de Saúde do Poder Judiciário e o VI Seminário da Política Nacional sobre Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.
O evento, promovido pelo TRF3 e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representou a retomada dos congressos bienais realizados até 2013, que culminaram na criação da Política Nacional de Saúde do Poder Judiciário.
Na plenária final, foi aprovado um documento com demandas comuns para uniformização de procedimentos, atualização de instrumentos técnicos, revisão de normativas, definição de normas para saúde ocupacional, entre outros.
O texto foi encaminhado ao presidente do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, conselheiro do CNJ Guilherme Guimarães Feliciano.
Evento reuniu profissionais de saúde de tribunais do país (Fotos: Acom/TRF3)
O objetivo do congresso foi reunir profissionais de saúde de tribunais do país para compartilhar experiências bem-sucedidas, discutir questões técnicas emergentes e uniformizar procedimentos.
“Todos nos deparamos com questões muito semelhantes, por isso trouxemos especialistas renomados e profissionais de vários tribunais para compartilhar as experiências”, disse a médica diretora da Divisão de Assistência à Saúde do TRF3 (DSAU), Rosely Timoner Glezer.
Em três dias, foram tratados assuntos sobre saúde mental, riscos psicossociais, condições especiais de trabalho, perícia médica, isenção de imposto de renda, saúde ocupacional, deficiências, sinistralidade do plano de saúde e inovações tecnológicas. Também foram apresentados trabalhos científicos.
Especialistas relataram experiências nos tribunais
Organização
O evento superou todas as expectativas, com cerca de 250 inscrições e participação de 185 profissionais.
A Divisão de Assistência à Saúde do TRF3 (DSAU) fez a proposta de realização para a Presidência e a Diretoria-Geral, que apoiaram a iniciativa e ofereceram todos os recursos necessários.
A equipe da DSAU ficou responsável pela escolha dos temas, envio de convites, seleção e organização dos pôsteres, controle da listagem, orientações a palestrantes e moderadores das mesas. Nos dias do congresso, servidores também participaram da recepção e acompanharam os trabalhos.
Já a Divisão de Desenvolvimento de Competências (DECO) fez o contato com os palestrantes, abertura da pré-inscrição e da inscrição definitiva; confirmação de participação aos inscritos; organização dos espaços destinados às palestras; solicitação de coffee-break; intermediação com a Escola de Magistrados (Emag) e a Justiça Federal de São Paulo para organização das oficinas; recepção dos participantes; suporte para o áudio, vídeo, apoio aos palestrantes e participantes; transmissão via Teams; frequência e certificação dos participantes.
Houve ainda a colaboração da comissão organizadora coordenada pela médica diretora da DSAU, Rosely Timoner Glezer, e pela psicóloga supervisora da Seção de Atendimento Psicológico, Social e Ambulatorial, Célia Regina Lopomo Pereira. Ela foi composta por profissionais de saúde dos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª, 3ª e 11ª Regiões; Tribunal Superior do Trabalho; Tribunal de Justiça de São Paulo e pelo diretor aposentado da Subsecretaria do Pró-Social, Benefícios e Assistência à Saúde do TRF3, Alberto José Ogata.
“Os comentários positivos e elogios dos profissionais de saúde do Poder Judiciário demonstraram seu sucesso. Agradeço ainda todas as equipes do Tribunal que nos auxiliaram”, comemorou Rosely Timoner Glezer.
Alberto José Ogata, Rosely Timoner Glezer e Sérgio Roberto de Lucca
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 291 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br