Pauta reuniu 300 processos para julgamento sobre matéria previdenciária
Em um momento histórico para o Judiciário sul-mato-grossense, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou na terça-feira, dia 7 de outubro, a primeira sessão da Turma Regional de Mato Grosso do Sul (TR-MS) no Fórum da Justiça Federal em Campo Grande. A solenidade de inauguração do colegiado havia ocorrido no dia 6 no Auditório do Bioparque Pantanal.
A sessão marcou o início das atividades da TR-MS, aprovada pelo Órgão Especial da Corte e instituída pela Resolução nº 33/2025, com o objetivo de garantir acesso direto e integral à jurisdição de segundo grau para os cidadãos do estado.
O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, prestigiou a primeira sessão, que contou com a presença de autoridades como o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira; o subprocurador regional da União da 3ª Região, Luiz Fabrício Thaumaturgo Vergueiro; além de magistrados, advogados e representantes do sistema de Justiça.
Autoridades e membros da primeira sessão da TR-MS (Fotos: Acom/TRF3)
Para a sessão, foram pautados 300 processos de matéria previdenciária, de competência da 3ª Seção do TRF3, originários da Seção Judiciária de MS. Houve uma sustentação oral e cinco por videoconferência. O colegiado foi composto pelo desembargador federal Jean Marcos (presidente da sessão) e pelos juízes federais convocados Bruno Cezar da Cunha Teixeira, Dinamene Nascimento Nunes e Ney Gustavo Paes de Andrade. A procuradora regional da República, Cristina Marelim Vianna, representou o Ministério Público Federal.
O desembargador federal Jean Marcos destacou a presença de Carlos Muta na sessão.
“O sentimento que temos é de gratidão e reconhecimento. A decisão de formar esse colegiado com juízes da nossa cidade foi uma verdadeira homenagem ao nosso estado. Isso demonstra o carinho e o respeito do Tribunal por Mato Grosso do Sul.”
Membros da composição da primeira sessão da Turma Regional
A juíza federal Monique Marchioli Leite, diretora do Foro da Seção Judiciária de MS, destacou o simbolismo do momento.
“A presença do tribunal aqui é a proximidade com a sociedade sul-mato-grossense e tem um significado muito importante em termos de cidadania. É um marco na história da Justiça Federal do estado.”
Cristina Marelim Vianna (MPF), Jean Marcos (TRF3) e Fábio Bordin de Sales (servidor)
O presidente da Associação dos Juízes Federais de MS, juiz federal Ney Gustavo Paes de Andrade, expressou satisfação em participar da primeira sessão.
“É motivo de muito orgulho para todos nós. A instalação da Turma Regional é uma conquista, a concretização de um sonho.”
Juiz federal Ney Gustavo Paes de Andrade
O juiz federal Bruno Cezar da Cunha Teixeira definiu os trabalhos da sessão como frutíferos e positivos.
A juíza federal Dinamene Nascimento Nunes também celebrou o acontecimento.
“É uma alegria fazer parte desse dia memorável. Essa soma de esforços resulta em uma Justiça mais atuante e próxima do jurisdicionado.”
Juízes federais Dinamene Nascimento Nunes e Bruno Cezar da Cunha Teixeira
O diretor da Subsecretaria do Órgão Especial e Plenário do TRF3, Fábio Bordin de Sales, destacou a relevância da sessão.
“É uma conquista para os jurisdicionados e para todos que atuam no sistema judicial.”
Até 5 de outubro, havia 2.066 processos em tramitação na Turma Regional de Mato Grosso do Sul. A informação, com detalhamentos, está disponível na página da estatística do TRF3 em Painel B.I. Movimentação Processual do Tribunal, selecionando a partir do filtro “Unidade”.
Público presente à primeira sessão da TR-MS
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 171 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br