Objetivo é aprimorar julgamentos temáticos como direitos ambientais e de populações tradicionais
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realiza na segunda-feira, 23 de fevereiro, às 11h (horário local), solenidade de inauguração das instalações da Turma Regional de Mato Grosso do Sul (TR-MS), em Campo Grande/MS. O evento ocorrerá na Avenida Ceará, 2.178 - Vila Antônio Vendas.
A cerimônia contará com a presença dos desembargadores federais Carlos Muta, presidente do TRF3, Johonsom di Salvo, vice-presidente e presidente eleito para o biênio 2026-2028, e Nelton dos Santos, corregedor regional; de autoridades dos poderes executivo, legislativo, judiciário e representantes do sistema de Justiça e da advocacia.
A criação da turma foi aprovada pelo Órgão Especial da Corte, instituída por meio da Resolução nº 33/2025 e implantada pela Portaria PRES nº 4.528/2026.
A unidade visa promover direito igualitário às populações dos estados que compõem a Justiça Federal da 3ª Região de acesso direto, próximo e integral aos serviços de segunda instância.
Além de levar em conta a eficiência em atribuir a órgão colegiado local o julgamento de processos com temas associados às particularidades regionais, como populações tradicionais e ambientais.
A TR-MS tem competência para julgar processos da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul (SJMS), exceto ações criminais e de improbidade administrativa. O colegiado começou a realizar julgamentos em outubro de 2025.
Serviço
Solenidade de instalação da sede da Turma Regional de Mato Grosso do Sul
Esta notícia foi visualizada 104 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br